Granvinhos é nova designação da Gran Cruz

Fotografia: Arquivo
Marc Barros

Marc Barros

Empresa projeta quarta adega no Douro e avança com novas aquisições.

 


Granvinhos é a nova designação oficial do grupo Gran Cruz, integrando as diversas empresas que constituem o universo luso do grupo francês La Martiniquaise: Gran Cruz, C. da Silva e Companhia União dos Vinhos do Porto e Madeira. Desta forma, a empresa pretende unificar e simplificar as diferentes designações num único ‘guarda-chuva’, mantendo no entanto as marcas Porto Cruz, Porto Dalva, Porto Presidential e C. da Silva.


Entretanto, a empresa projeta e desenvolve uma nova adega na região demarcada do Douro – a quarta, segunda de raiz, a instalar na Quinta dos Cedros, na Régua, adquirida pela ainda Gran Cruz -, que juntar-se-á às três existentes em Alijó, Avidagos e Tabuaço. Este centro de vinificação terá capacidade para vinificar mais de 8.000 toneladas de uvas para Vinho do Porto e DOC Douro.
A adega, a desenvolver no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), está integrada no projeto Vine and Wine Portugal. Liderado pela Gran Cruz Porto, o consórcio, que integra 43 entidades, entre as quais a UTAD e a Proenol, deverá criar, no conjunto, 384 postos de trabalho, através do investimento global de 77,5 milhões de euros.
Os fundos comunitários apoiam com 41,2 milhões de euros, as entidades envolvidas investem cerca de 22 milhões e as ENESII (entidades não empresariais do sistema de I&I) 19,2 milhões de euros. Assim, a título de exemplo, a nova adega da Granvinhos no Douro beneficiará de um apoio de 30% do valor total de investimento na edificação da adega.
Por outro lado, 62% do valor deste projeto global será aplicado na produção, cerca de 30% em investigação e desenvolvimento tecnológico e quase 5% na qualificação e internacionalização. A agenda compromete-se a criar 384 postos de trabalho, dos quais 226 altamente qualificados, aumentar em 21% as exportações do setor e reduzir de 321 para 191 a emissão de CO2 por garrafa.

Novas aquisições

A Granvinhos adquiriu 60% do capital social da empresa Vicente Faria Vinhos, passando a empresa a comercializar Vinho Verde e vinho de Lisboa, num total de mais de 4 milhões de garrafas por ano. A Granvinhos adquiriu, ainda, às Caves Borlido, a marca Albergaria, criada em 1972, responsável pela comercialização do Licor de Amêndoa Amarga e do Licor de Ginja, com vendas superiores a um milhão de garrafas por ano.

 

Notícia atualizada no dia 11/01/2023 com as referências à aquisição de participação na Vicente Faria Vinhos e da marca Albergaria.