Em Bordéus, o Porto volta a afirmar-se entre as capitais do vinho mundial, reforçando a sua aposta no enoturismo como uma das suas prioridades estratégicas. Durante a Conferência Anual das Great Wine Capitals, o projeto Ventozelo Hotel & Quinta, no Douro, foi distinguido com o prémio Global Best Of Wine Tourism Award 2026.
A Assembleia Geral Anual das Great wine Capitals decorreu de 2 a 6 de novembro em Bordéus e reuniu, mais uma vez, os representantes das principais regiões vitivinícolas do mundo. O Município do Porto, membro fundador desta rede de cooperação internacional, representou as regiões do Porto, Douro e Vinhos Verdes, reforçando o seu papel ativo na rede e o compromisso com o desenvolvimento do enoturismo.
Os vinhos do Porto, Douro e Vinhos Verdes estiveram em destaque na prova de vinhos internacional, momento que integra o programa da conferência e pretende mostrar a diversidade e a qualidade das regiões vitivinícolas que integram a rede Great Wine Capitals.
Já a mesa-redonda intitulada “Expanding the audience for wine tourism through innovation”, realizada durante a conferência dedicada ao tema da inovação no enoturismo, contou com a intervenção de Paulo Medina, Diretor de Enoturismo da Sogrape.
Ao longo dos cinco dias da iniciativa, verificou-se igualmente uma forte participação dos operadores da região do Porto na “Business Delegation”, um programa dedicado às empresas do setor, que inclui visitas técnicas aos operadores locais e momentos de networking, promovendo novas oportunidades de negócio e de cooperação internacional. A delegação do Porto integrou representantes da Grape Ideas, da Quinta da Aveleda, do hotel The Yeatman e da Vinitur.
O evento culminou com o anúncio dos vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism 2026 internacionais, onde foi distinguido o projeto Ventozelo Hotel & Quinta, no Douro, também vencedor na categoria de Práticas Sustentáveis no concurso que decorreu ao nível da região do Porto. Esta distinção mais global visa enaltecer os vencedores locais de cada cidade-membro, sendo reconhecida excelência e a inovação no enoturismo a nível mundial.
“Esta distinção reafirma a posição de Ventozelo Hotel & Quinta entre os melhores projetos de enoturismo a nível mundial, consolidando o nosso compromisso em proporcionar experiências autênticas e de excelência a todos os que nos visitam. Com este reconhecimento, o Douro afirma-se também como uma das regiões de enoturismo mais reconhecidas do mundo. Expressamos o nosso profundo agradecimento a toda a equipa, a quem este prémio verdadeiramente pertence, pelo trabalho diário que contribui para a valorização e sustentabilidade desta região única, garantindo um Douro melhor para as gerações futuras”, afirma Elsa Couto, Diretora de Marketing e Comunicação Ventozelo Hotel & Quinta.
A Assembleia Geral Anual das Great Wine Capitals é um encontro que envolve líderes mundiais com vista ao desenvolvimento e celebração da excelência em enoturismo nas regiões que integram as Great Wine Capitals, incluiu várias sessões de trabalho e a aprovação do plano de atividades para 2026. O enoturismo continua a ser uma prioridade estratégia para o Município do Porto no que diz respeito ao desenvolvimento económico e cultural da cidade.