O Grupo Midea anunciou, no final do mês de abril, a conclusão do processo de aquisição da maioria do Grupo Teka, excluindo a entidade na Rússia (Teka Rússia LLC). A operação, que tinha sido comunicada inicialmente em junho de 2024, visa fortalecer a competitividade global do Grupo Teka.
Com esta integração, espera-se que o Grupo Teka potencie as suas operações e expanda as linhas de produto para novas categorias e mercados, utilizando a escala industrial e a capacidade de investigação e desenvolvimento (I&D) da Midea. As marcas do grupo adquirido – Teka, Küppersbusch e Intra – deverão ser reforçadas através das sinergias criadas.
Lewis Fu, Presidente da Midea International Business, referiu a combinação da capacidade tecnológica da Midea com a herança da Teka. Mauro Correia, CEO do Grupo Teka, classificou a fusão como um "novo capítulo" que permitirá acelerar o desenvolvimento comercial e ampliar o alcance da empresa.
Segundo o comunicado, a transação visa também solidificar a estabilidade financeira e a eficiência operacional do Grupo Teka.
O Grupo Midea, sediado na China e fundado em 1968, é um grupo tecnológico global com um volume de negócios reportado superior a 48 mil milhões de euros e mais de 190 mil colaboradores. O grupo centenário Teka opera em mais de 120 países, possui 10 unidades industriais na Europa e tem cerca de três mil colaboradores.