Herdade Aldeia de Cima vence os European Design Awards

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Herdade Aldeia de Cima acaba de vencer o prémio de ouro dos European Design Awards, na categoria "packaging de bebidas alcoólicas”. É a primeira vez que uma gama de vinhos portugueses é considerada a melhor da Europa num dos mais prestigiados prémios de design na Europa. A Herdade Aldeia de Cima é uma marca recente, lançada por Luísa Amorim, que iniciou um projeto de vinhos na Serra do Mendro.


O design também é português e traz consigo a vivência de uma aldeia numa região conhecida pelas suas casas pequenas, baixas e brancas, sublinhadas por grandes pinceladas de cores vivas da natureza, da folha do sobreiro e do solo de xisto vermelho. Uma imagem elaborada pelo Studio Eduardo Aires que, em 2015, também venceu o prémio principal dos ED Awards com a criação da nova imagem gráfica da cidade do Porto. 

O conceito por trás do design dos rótulos dos vinhos da Herdade Aldeia de Cima inspira-se na fachada de uma antiga casa na propriedade, uma forma geométrica simples que moldou o corte do papel. Combinado com essa forma, o papel branco texturizado, que lembra o caiado das casas alentejanas, oferece uma experiência tátil. Os rótulos dos vinhos de Reserva são sublinhados por uma barra colorida, a verde e terracota, evocando as linhas horizontais que são pintadas nas casas da região. Para os Alyantiju, os rótulos têm uma abordagem ainda mais simples, demonstrando a influência da cultura árabe através da cor branca. Quando vistos juntos, os rótulos das garrafas de vinho parecem a aglomeração de casas nessas pequenas aldeias do sul.   

Como refere Eduardo Aires: “Foi na paisagem alentejana e no território da Herdade da Aldeia de Cima que encontrámos a inspiração para o desenho e a estratégia de comunicação. Acreditamos que a solução representa e potencia este projeto vitivinícola singular de Luísa Amorim. O prémio que agora recebemos é a confirmação pelos nossos pares internacionais do carácter diferenciador da solução gráfica."