IA identifica a origem dos vinhos de Bordéus

Algoritmo distingue qual é o château com 100% de precisão...

Fotografia: Arquivo
Redação

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Uma equipa da Universidade de Genebra, na Suíça, realizou um estudo com o objetivo de “identificar uma assinatura química específica e invariável para cada propriedade” produtora de vinho. 

Foram utilizados 80 vinhos tintos de 12 colheitas diferentes, produzidos em sete châteaux bordaleses, que foram vaporizados e reduzidos a componentes químicos, posteriormente analisados recorrendo à cromatografia.

De acordo com a National Library of Medicine, a cromatografia é “uma técnica biofísica que permite a separação, identificação e purificação dos componentes de uma mistura para análises qualitativas e quantitativas”. Os componentes analisados têm o nome de cromatograma.

Neste caso, cada cromatograma é composto por cerca de 30.000 compostos químicos e corresponde à “leitura” da identidade única de cada vinho. Os investigadores treinaram a Inteligência Artificial (IA) com cerca de 73 desses cromatogramas, juntamente com dados sobre a colheita e a propriedade que produziu os vinhos.

Quando o algoritmo foi testado, foram utilizadas sete amostras que não tinham sido submetidas para perceber se a IA era capaz de identificar a origem. O resultado foi obtido com 100% de precisão num processo repetido 50 vezes, com vinhos diferentes.

“Os nossos resultados mostram que é possível identificar a origem geográfica de um vinho com 100% de precisão, aplicando técnicas de redução de dimensão a cromatogramas gasosos”, afirmou o investigador principal, Alexandre Pouget, professor de neurociências na Universidade de Genebra. Sublinhou ainda a importância deste estudo no “combate à fraude”, uma vez que este desenvolvimento permite distinguir os vinhos “feitos por pessoas, nas garagens, que depois imprimem rótulos falsos e vendem o vinho por centenas de euros”.

A IA na indústria vitivinícola

A IA tem conquistado terreno na indústria vitivinícola nos últimos tempos, seja para monitorizar as vindimas, prever pragas ou até mesmo ajudar a produzir novos vinhos.
No que diz respeito à parte do retalho e do apoio ao cliente, os chatbots que recorrem à IA também oferecem apoio, através de recomendações personalizadas, de acordo com a preferência que o consumidor indica, ou da tecnologia de imagem. Além de analisar rótulos, o que pode garantir a autenticidade da garrafa, ajuda a escolher através da disponibilização de avaliações e verificação de preços, o que permite decisões mais informadas.