José Manuel Fernandes é o novo ministro da Agricultura

Ex-eurodeputado ocupa o cargo que foi responsabilidade de Maria do Céu Antunes nos últimos anos.

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Ex-eurodeputado ocupa o cargo que foi responsabilidade de Maria do Céu Antunes nos últimos anos. A pasta integra também o dossier da Pesca.

 

Deputado no Parlamento Europeu desde 2009 e licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, José Manuel Fernandes é o novo ministro da Agricultura e Pesca do governo liderado pelo social-democrata Luís Montenegro. Sucede a Maria do Céu Antunes e integra agora o XXIV Governo Constitucional.

José Manuel Fernandes integrou várias Comissões no Parlamento Europeu, uma das quais ligada à área que agora vai tutelar, a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. É um assumido defensor da política de proximidade e no Parlamento Europeu deu especial atenção aos distritos portugueses de Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real.

Entre 1997 e 2009 foi presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, de onde é natural.

O agora Ministro da Agricultura terá pela frente várias questões para resolver e um setor que nos últimos meses se tem mostrado muito descontente com a conjuntura atual e que o tem demonstrado em várias manifestações.

O primeiro-ministro indigitado Luís Montenegro e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na próxima terça-feira e os Secretários de Estado dois dias depois.