Jovem Talento da Gastronomia 2022 com inscrições abertas

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Fase decorre aé 31 de agosto.


 
A 11ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia arranca com a fase de inscrições até ao dia 31 de agosto. Seguem-se depois 3 semifinais que vão percorrer o país e a final nacional, na qual serão revelados os grandes vencedores do concurso. Inserido no movimento JTG está a celebração do Dia Nacional do Estudante de Gastronomia, que este ano se comemora no dia 25 de Novembro.
Este concurso nacional é direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional e jovens profissionais de cozinha que se encontrem a trabalhar há dois anos e que tenham menos de 26 anos de idade. É organizado pelas Edições do Gosto e anualmente desafia a que todos ponham os olhos nos talentos que vão marcar o futuro da restauração.
Mais do que uma rampa de lançamento, esta é uma plataforma de aprendizagem e que chama à atenção para o trabalho de formação turística que se faz nas escolas nacionais e o impacto que este tem na qualidade da mão-de-obra, de um dos sectores mais importantes da economia nacional, o turismo.
São 8 as categorias a concurso direcionadas a estudantes de sala/bar e de cozinha/pastelaria:
•       Artes da Mesa ICEL
•       Barman INTER magazine
•       Cozinha Makro (Novo Regulamento)
•       Inovação com Bacalhau da Noruega
•       Inovação com Porco Europeu (Nova Categoria)
•       Pastelaria NX Hotelaria
•       Plant Based by Bonduelle (Nova Categoria)  
•       Tradição com arroz Bom Sucesso
Para os jovens cozinheiros que já se encontram no mercado de trabalho, há a categoria Jovens Profissionais, cujo vencedor nacional vai representar Portugal no concurso Jeunes Chefs Rôtisseurs Competition. A mentoria e treino para esta prova internacional estará a cargo do chefe Luís Gaspar, do restaurante Sala de Corte.
As inscrições podem ser feitas no website da iniciativa em www.jovemtalentodagastronomia.pt, sendo também este o local onde estão disponibilizados os regulamentos das categorias a concurso.