Leilão Christie's: Vinhos de William I. Koch em NY

Estimativa de 15 milhões de dólares

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Christie's anunciou um leilão da coleção de vinhos do americano William I. Koch. Com uma estimativa de 15 milhões de dólares, a venda de aproximadamente 1500 lotes ocorrerá em Nova Iorque, de 12 a 14 de junho, no Rockefeller Center.

Esta coleção é apresentada como uma das mais significativas de um único proprietário a ser leiloada.  William 'Bill' Koch, industrial e vencedor da America's Cup, colecionou estes vinhos ao longo dos anos.  O leilão vai incluir rótulos raros e colheitas de diversas regiões, com mais de 750 garrafas de grande formato.    

Os vinhos são provenientes das caves de Koch em Palm Beach, Cape Cod e Aspen.  Entre os lotes, encontram-se vinhos de produtores como Romanée-Conti (incluindo mais de 45 Jeroboams e Matusaléns), Pétrus, Mouton Rothschild, Lafite Rothschild, Leroy, Henri Jayer e Cheval Blanc.  A seleção é maioritariamente composta por vinhos de Bordéus e da Borgonha, com exemplares de Champagne, Vale do Ródano, Itália e Novo Mundo.    

Adam Bilbey, da Christie's, referiu a importância da coleção e o papel de Koch no colecionismo de vinhos. "O evento celebra uma época em que era possível reunir grandes quantidades de vinhos históricos. Este leilão assinala o regresso das vendas de vinhos da Christie's à cidade de Nova Iorque".