Leilão dos Douro Boys atinge valor recorde

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Os Douro Boys comemoraram o 15º aniversário da sua associação informal com um leilão, que decorreu no hotel Six Senses Douro, de um vinho tinto e um Vinho do Porto Vintage, ambos da colheita de 2017, que reuniram lotes dos vinhos destes cinco produtores. Foi atingido um valor médio recorde de 295 euros por cada garrafa magnum.

 

As 1115 garrafas destes dois vinhos foram disputadas por licitantes do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Benelux, da Suíça, Macau e Portugal, licitadas, com a colaboração da casa de leilões Cabral Moncada, pelo leiloeiro britânico Peter Mansell.

Os 50 lotes tinham diversas composições e número de garrafas – desde uma única Magnum, até mais de 90 unidades. Alguns lotes continham outras especialidades dos cinco produtores, como por exemplo vinhos raros ou experiências especiais.

Um destes lotes (15 magnums da Cuvée Douro Boys) foi oferecido pelos Douro Boys à organização Bagos D’Ouro. Esta instituição tem como objectivo oferecer formação adicional a crianças e jovens. Com o valor alcançado por este lote, de 4.800 euros, 33 crianças poderão frequentar durante um ano escolar completo atividades suplementares de formação.

Os Douro Boys reúnem informalmente Francisco Ferreira e João Álvares Ribeiro (Quinta do Vallado), Dirk Niepoort, Miguel e Tomás Roquette (Quinta do Crasto), Cristiano van Zeller (Quinta Vale D. Maria) e Francisco Olazabal (Quinta do Vale Meão). Originalmente criados com a vocação de fazer crescer internacionalmente a notoriedade dos vinhos do Douro, hoje em dia os Douro Boys dedicam mais tempo à promoção do Vinho do Porto.