Mais 8.500 lojas com vinho e cerveja no Ontário

Novo capítulo a partir de 2026, com o fim do monopólio da LCBO

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O cenário da venda de álcool no Ontário, Canadá, vai mudar significativamente. O fim do monopólio da LCBO (Liquor Control Board of Ontario) na venda de vinho e cerveja vai permitir aos consumidores adquirir estas bebidas em estabelecimentos como estações de serviço, mercearias e supermercados.

Esta medida representa a maior abertura para a escolha do consumidor desde a Lei Seca, há quase um século, e entra em vigor o mais tardar a partir de 2026, segundo o governo da província canadiana. A decisão de abrir o mercado vai permitir que 8.500 novas lojas vendam bebidas alcoólicas respeitando as políticas de preços mínimos.

A LCBO, “uma das maiores compradoras de álcool do mundo”, é um órgão estatal responsável por regular e gerir a distribuição e venda de bebidas alcoólicas em lojas devidamente licenciadas de Ontário mas, com esta alteração, ficará a deter o controlo apenas nas bebidas espirituosas. Ainda assim, vai continuar a ser a fornecedora exclusiva de todos os retalhistas, bares e restaurantes.

As restrições relativamente aos formatos das embalagens das bebidas alcoólicas também estão a ser gradualmente eliminadas.