Marc Pinto vence Campeonato Nacional de Escancões

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

O grande vencedor foi o escanção Marc Pinto, atual escanção e head sommelier no Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa, seguindo-se Ricardo Ferreira e Diogo Sanches Pereira, nos segundo e terceiro lugares, respectivamente. O concurso contou com a condução da sommelier e directora comercial da João M. Barbosa Vinhos, Teresa Barbosa.

 

Em ano de celebração para a Associação dos Escanções de Portugal, o mês de Novembro foi marcado pela realização da Grande Gala dos 50 anos da Associação, uma ocasião especial que justificou um evento de dois dias, a 28 e 29 de Novembro, no Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, com motivo da concretização, paralela, do Campeonato Nacional de Escanções 2022 e do Concurso Nacional Fernando Ferramentas. Os dois dias de reunião contaram com a presença de um grande grupo de escanções portugueses, profissionais do sector, colegas, colaboradores e amigos e foram a materialização de mais um passo importante para a Associação, no cumprimento dos seus objectivos, no reforço da sua identidade e para o desenvolvimento da profissão dos Escanções de Portugal.

Os dois dias do encontro foram preenchidos com muitos momentos de provas teóricas e práticas mas também com degustações e provas especiais, culminando com a Final do Campeonato Nacional de Escanções, momento que foi transmitido em live stream para todo o mundo com o patrocínio da Vinalda, ao qual se seguiu o jantar da Gala dos 50 anos AEP, onde foram entregues alguns Prémios Associação dos Escanções de Portugal – o Prémio Santos Mota | Imprensa a José Luis Araújo; o Prémio Carrera | Serviço de Vinhos a José Bernardino Carrilho da Costa; o Prémio Melhor Produtor do Ano à Sociedade Agrícola Boas Quintas, Lda. para Vinhos Tranquilos, à Quinta do Estanho Vinhos do Porto e Douro, Lda. para Vinhos Fortificados e à Adega Cooperativa de Cantanhede, CRL. para Vinhos Espumantes; o prémio Melhor Enólogo do Ano a António Ventura; e o Prémio Académico a Victor Pinho. Também no jantar de Gala foram anunciadas as distinções do Concurso Nacional Fernando Ferramentas e foi entronizado mais um colega para a Confraria dos Escanções de Portugal, o também na ocasião premiado José Costa.

Quanto ao Concurso Nacional Fernando Ferramentas, no qual participaram 15 finalistas vindos de cidades do norte a sul do país, e seleccionados após a conclusão do Curso Nacional Fernando Ferramentas nas cidades onde se inscreveram durante os anos de 2019, 2020 e 2021, foram distinguidos 9 concorrentes. As Medalhas de Ouro foram entregues a Artur Simões, escanção no Alentejo Marmòris Hotel&Spa em Vila Viçosa; Pedro Bonito, chefe de sala e escanção na Quinta do Quetzal, em Vila de Frades; e Miguel Mourão.
Prata a Pedro Nobre, proprietário da Nobre Vinhos e Tal na Guarda; Hugo Oliveira, chefe de bar e vinhos n'O Gato do Rio em Braga; e Susana Inácio, empregada de mesa no Naco na Pedra, em Salir do Porto. E Bronze a Ricardo Ramos, proprietário, chefe de sala e escanção da Taberna A Laranjinha e do restaurante Açafrão na Covilhã; Nuno Rovisco, operador especializado no departamento de vinhos no Apolónia Supermercados; e Rúben Salgado, chefe de sala do restaurante Versatile, em Olhos de Água.

O grupo de jurados convidado e que colaborou neste encontro de vários acontecimentos em paralelo, e que foi fundamental para o sucesso do  mesmo, constituiu-se por Anca Poiana, André Figuinha, Fernando Melo, João Marques, José Costa, Manuel Moreira, Modesto Junqueira, Nelson Joaquim, Nuno Ferreira, Raimonds Tomsons, escanção vencedor do ASI Best Sommelier of Europe 2017 como júri convidado internacional, Victor Pinho e William Wouters, actual presidente da ASI – Association de la Sommellerie Internationale.

Para os dois dias de programa a Associação pode contar com vários apoios, fundamentais para a realização das várias acções inerentes, tanto das duas competições como da Grande Gala e das provas e degustações especiais que foram decorrendo ao longo do evento. Foram eles o IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, a Sogrape, a Riedel, o Hotel Convento São Paulo, a Fundação Henrique Leote, o restaurante O Ermita, a San Pellegrino e a Acqua Panna, a Vinalda, a Garrafeira Nacional, a Adega do Monte Branco, a XVIII Talhas, a Tiago Cabaço Winery, a Casa Relvas & Friends, e, por fim mas não menos importante, a Câmara Municipal de Redondo.