Melhores do Ano: uma noite memorável

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

A última sexta-feira, na cidade do Porto, foi de reconhecimento do bom trabalho feito ao longo do ano de 2022 nos setores do vinho, gastronomia e enoturismo. A Revista de Vinhos voltou a premiar “Os Melhores do Ano” numa cerimónia que contou com 1000 convidados na Sala do Arquivo da Alfândega do Porto.

 

Os vencedores podem ser conhecidos AQUI e mais a fundo na edição de fevereiro da Revista de Vinhos, disponível nas bancas um pouco por todo o país e também no digital.

Por entre os vários os discursos da noite, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, saudou “o vinho e os viticultores que têm feito toda a diferença, apesar das contrariedades, num setor que soube adaptar-se”. A responsável pela pasta mostrou-se particularmente satisfeita por “celebrarmos os melhores pela mão da Essência do Vinho, um grande projeto que vai continuar a alavancar o vinho português”.

Maria do Céu Antunes tocou ainda num assunto que tem sido tema de debate um pouco por toda a europa, sobretudo nos países que mais vinho produzem. “Existem várias vozes que se vão juntando e que querem associar o vinho não como um produto da dieta mediterrânica que nos ajuda à nossa saúde e ao nosso bem-estar quando consumido com moderação mas sim a algo que nos traz doenças associadas”, referiu para acrescentar que “defende que o vinho é um produto da nossa agroindústria que é determinante para garantir a vitalidade dos nossos territórios e economia e que deve ser bebido e promovido com moderação”.

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, começou por dar “uma palavra de saudação e felicitação pelo trabalho notável que Nuno Pires tem feito ao longo dos anos em prol do setor vitivinícola, do setor dos vinhos. Um trabalho feito em torno do conhecimento, promoção, desenvolvimento do enoturismo e da internacionalização”. O secretário de estado lembrou ainda que o turismo é das principais atividades económicas do país que representa 20% do total de exportações de bens e serviços. O ano de 2022 foi mesmo “recorde” em termos de receitas turísticas.

Nuno Fazenda fez ainda referência ao evento Wine & Travel Week, um “exemplo do apoio do governo, através do Turismo de Portugal, para potenciar um evento que vai trazer mais de 150 compradores estrangeiros e 70 jornalistas internacionais” e que mereceu uma “saudação à Essência do Vinho e aos parceiros que estão na organização”.

Homenagens da noite

Dos muitos premiados que subiram ao palco, entre vinho, gastronomia e enoturismo, destaque para os prémios Homenagem, este ano atribuídos aos históricos Peter Bright e Domingos Alves de Sousa. Este último revisitou os 30 anos de carreira do Douro, com “o enorme desafio dos DOC” e do “trabalho consistente, sempre que possível sendo o rosto por trás dos vinhos, com muitas viagens, feiras e formação”.

No discurso de Alves de Sousa, houve ainda tempo para “homenagear os pais, Edmundo e Celeste, que transmitiram o grande legado, a Quinta da Gaivosa, onde tudo começou” e também a “Revista de Vinho e o Nuno Pires que sempre acompanharam o percurso de três décadas no mundo do vinho”.

Também Pedro Silva Reis, Personalidade do Ano no Vinho, recuou algumas décadas para lembrar o “muito que mudou na fileira do vinho e até nas edições dos Melhores do Ano da Revista de Vinhos. “As primeiras edições eram basicamente um jantar de homens em que a idade e a experiência eram fatores determinantes. Muito mudou e hoje a Essência do Vinho trouxe um vigor renovado e um rejuvenescimento do setor”, referiu o Presidente da Real Companhia Velha.

Conheça todos os vencedores de “Os Melhores do Ano” 2022 pela Revista de Vinhos.

>Artigos Relacionados