Memórias de cozinha de conforto

Fotografia: Fotos D.R.
Marc Barros

Marc Barros

Real by Casa da Calçada renova conceito e aproxima-se da tradição, sem perder o toque de contemporaneidade.


Numa Baixa portuense em perpétua renovação, os 140 anos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto parecem uma constante imutável.  E é mesmo diante do seu emblemático edifício, na rua Rodrigues Sampaio, onde outrora pontificava o restaurante e café Garça Real, que está localizado, desde o final de 2021, o Real by Casa da Calçada.
Este 'spin off', se assim lhe podemos chamar, do restaurante Largo do Paço, em Amarante, traz ao centro da Invicta sabores e técnicas aprimoradas ao longo de mais de 20 anos e que mereceram já as mais amplas distinções, incluindo por parte do famoso guia Michelin. Encerrado para completa remodelação, a Casa da Calçada deverá abrir portas apenas no início de 2025. Até lá, no Porto, o Real by Casa da Calçada mostra hoje um conceito próprio.
“Quando abriu, em 2022, estava originalmente na linha do Largo do Paço”, referiu Manuel Leite, diretor geral do grupo Casa da Calçada. No entanto, foi encetada uma reorientação estratégica, motivado vários fatores, incluindo até “a dificuldade de recrutamento” – muitos dos atuais colaboradores do espaço transitaram do Largo do Paço. O “conceito foi repensado e reabrimos em fevereiro de 2023”, acrescenta Manuel Leite.
Neste espaço amplo e luminoso, com decoração sóbria da responsabilidade do conceituado designer Paulo Lobo, o Real by casa da Calçada pretende ser um conceito “aberto à cidade” e, em simultâneo, disponível para a ampla população que trabalha naquela zona do Porto, sem esquecer o turismo. Aqui serve-se “comida tradicional portuguesa”, numa “cozinha de memória” que inclui “pratos que já não são comuns” e “fazem-nos reviver a memória, ligada à gastronomia minhota e de Trás-os-Montes”. Estes incluem entradas como Polvo com molho verde (14 euros); Croquetes de rabo de boi (3un - 12 euros) ou Perdiz de escabeche (15 euros). Nos pratos principais, o Bacalhau à Brás (18 euros) e a Língua de vaca estufada (19 euros) brilharam; para finalizar, Torta de laranja ou tangerina (8 euros), numa carta bem guarnecida e diversificada.  Segundo Manuel Leite, esta deverá ser analisada e renovada no final de abril, no sentido da sua redução. “Vamos ver quais os pratos menos bem aceites, reformulá-los e manter as especialidades sempre disponíveis”.
Os preços médios por refeição rondam 22 euros ao almoço e 48 a 52 euros ao jantar. O serviço é esclarecido, sem maneirismos. No que concerne à carta de vinhos, estão disponíveis mais de 100 referências, entre produtores reconhecidos e novos operadores.
Porém, mais do que apenas restaurante, o projeto contempla café bistro, cocktail bar e espaço reservado para eventos, onde outrora era a sala de bilhares do Garça Real, podendo receber até 54 pessoas. Em Amarante, o grupo inclui ainda o hotel Navarras e o restaurante/bar Tílias.
Como referido, a Casa da Calçada reabrirá no início de 2025, com um conceito renovado de ‘fine dining’, tendo em vista recuperar a estrela Michelin, para o que o espaço futuro será desenhado para o efeito, ou seja, com uma sala exclusivamente dedicada ao restaurante Largo do Paço.
…………….
Real by Casa da Calçada
Rua do Bonjardim, 185 / Rua Rodrigues Sampaio, 105
4200-124 Porto
91 255 1909 / 22 014 4470
Restaurante: segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 14h30 / terça-feira a sábado, das 19h30 às 22h30
Cafetaria: segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 19h00