Mesa Marcada para João Rodrigues e o Prado

Prémios de melhor chefe e restaurante do ano

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada, que decorreu no dia 22 de janeiro no Centro de Congressos do Estoril, distinguiu alguns dos melhores projetos e personalidades no âmbito da gastronomia nacional em 17 categorias.

De regresso ao primeiro lugar, após seis vezes eleito e vencedor, esteve João Rodrigues no “ Top 10 Chefes”. Em 2023, o chefe estreou o restaurante Canalha, em Lisboa, que venceu o Prémio Especial São Jorge DOP Mesa Diária 2023, que premeia o melhor restaurante de preço acessível.

O Prado, liderado por António Galapito, deixou o 2º lugar, que tinha atingido nas edições de 2020 e 2021, para ir para o topo da lista como o melhor restaurante do país. Seguiu-se o Ocean, em Porches.

A lista completa pode ser consultada aqui.

O “Chefe Revelação do Ano” é Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho, que subiu 24 posições, alcançando o 16º lugar na votação geral.

Também foram atribuídas distinções aos profissionais de sala. O The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, recebeu o “Prémio Especial NX Store Serviço de Sala do Ano”, serviço da responsabilidade de Pedro Marques. O “Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção de 2023” foi para Daniel Silva, sommelier no restaurante Essencial, em Lisboa.

Os prémios não distinguem apenas profissionais da cozinha mas também empresários, hotéis, lojas e bares.