Mind the Glass, bistrô informal e elegante

Fotografia: Fotos D.R.
Marc Barros

Marc Barros

Vinho e boa gastronomia na baixa do Porto.

 

Na baixa do Porto, voltada para a nobre Praça de Gomes Teixeira, a que os portuenses se habituaram a chamar “dos Leões”, o Mind the Glass é a aposta do grupo GLD na dinamização de um espaço que congrega e democratiza a vasta oferta deste universo, que inclui a Global Wines (que detém marcas e produtores como Cabriz, Quinta do Encontro, Casa de Santar ou a alentejana Herdade do Monte da Cal) e os vinhos e produtores do portefólio da distribuidora Vinalda.
O espaço, amplo mas com múltiplos recantos, oferecendo privacidade e recato, está decorado com bom gosto e presta-se a múltiplas ocasiões de convívio e partilha enogastronómica. No conjunto, oferece 40 lugares para refeições. A bem preenchida garrafeira contempla mais de 600 referências – todas elas com serviço a copo, incluindo Vinhos do Porto Vintage velhos e outras raridades – e é gerida com mestria pelo sommelier João Lourenço. A carta de vinhos, aliás, está organizada de forma original, não por regiões ou mesmo zonas climáticas, mas por momentos de consumo. É possível ainda recorrer ao serviço BYOB, adquirir vinhos a preço de garrafeira ou até comprar na loja online.
A cozinha está a cargo do chefe Henrique Ferreira, há oito anos à frente dos destinos do restaurante da Quinta de Cabriz, que somou passagens por outros espaços de referência (esteve, por exemplo, na abertura da primeira Tasca da Esquina do chefe Vítor Sobral). A ladear, o chefe residente, Evandro Rodrigues, lidera a nau com mão segura.
Desde a abertura, em 2021, o espaço foi conhecendo períodos de maturação e afinamento do conceito, sempre num registo de informalidade digno de nota. Afinal, a gastronomia prima pela portugalidade dos sabores e pela sazonalidade dos produtos, numa oferta que contempla sobretudo pratos de tacho, petiscos e tapas para partilha, bem acompanhados pelas sábias sugestões de João Lourenço.
A esta abordagem informal juntam-se a música ao vivo, sob a orientação do músico e produtor Kiko Pereira, bem como as ‘wines talks’, momentos de tertúlia que, tendo múltiplos temas por base, desenvolvem-se ao sabor do vinho. A conhecer e desfrutar.
………………
Mind the Glass
Pç. de Gomes Teixeira, 63, Porto
M. 91 309 3932
Horário: terça e quarta-feira, das 16h às 24h; quinta a sábado, das 16h às 02h.