Morreu Francisco Laranjo

1955 - 2022

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Pintor e professor, Francisco Laranjo morreu esta quarta-feira. Sempre ligado à cidade do Porto, teve uma carreira nacional e internacional de grande relevo. Em 2019 foi o artista convidado para conceber a imagem do Essência do Vinho - Porto.

 

Nascido em Lamego, em 1955, Francisco Laranjo viveu no Porto a partir dos seus 18 anos e dali montou o estúdio que viria a ser verdadeiramente internacional. Formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde anos mais tarde seria também reitor, Laranjo viu o reconhecimento do seu talento desdobrar-se globalmente.

Em 2019, a Essência do Vinho convidou o artista plástico para criar a imagem do evento realizado no Palácio da Bolsa. "Encontrar formas, cores e matérias num objeto que fosse suficientemente forte e apelativo para ser explorado", justificou na altura o processo criativo que deu origem à obra.

Iniciou a sua carreira em 1978 e desde então expôs em várias cidades portuguesas e também no estrangeiro. China, Reino Unido, Coreia do Sul ou Japão são apenas alguns exemplos de uma muito bem sucedida carreira.

Para além do trabalho como artista plástico, Francisco Laranjo desenvolveu também um longo trabalho como docente. Na Universidade do Porto, era Professor Catedrático na faculdade onde se formou e foi conferencista ou professor em universidades um pouco por todo o mundo, de Bilbao a Manchester, passando por Paris ou São Paulo.

Em Portugal recebeu ainda a comenda da Ordem da Instrução Pública, em 2015, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.