O ex-presidente da Sogrape morreu hoje, aos 64 anos. Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em 2012, Salvador da Cunha Guedes empreendeu um trabalho heróico na luta contra a doença na última década.
Filho de Fernando Guedes e neto de Fernando van Zeller Guedes, fundador da Sogrape, Salvador Guedes destacou-se pelas suas qualidades enquanto gestor e líder da empresa familiar, a maior do setor do vinho. Deixou a presidência executiva, 15 anos depois de ter assumido o lugar, e foi substituído pelo irmão, Fernando Guedes. Mas nem por isso deixou de estar presente e de participar ativamente.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou a morte de Salvador Guedes numa nota publicada no site da presidência, recordando a "coragem e a força do caráter ao serviço dos outros. Por esse facto foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Mérito em 3 de outubro de 2016".
Depois do diagnóstico da doença autodegenerativa, Salvador Guedes emprendeu um trabalho único ao criar em 2015 a associação Todos contra ELA. O objetivo é o de ajudar os doentes que sofrem desta patologia.
Fundada na década de 40 do século passado, a Sogrape tem um alcance mundial. Em Portugal produz vinhos na região dos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Madeira. No estrangeiro produz na Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia. Emprega mais de um milhar de pessoas.
A equipa da Revista de Vinhos apresenta as mais sentidas condolências à família.