Mulheres do vinho juntas para apoiar Moçambique 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Evento é organizado pela associação United Wine Women, um grupo de enólogas e produtoras vinícolas portuguesas que pretendem angariar fundos para ajudar Moçambique. Um evento que terá portas abertas ao público através de inscrição na plataforma www.unitedwinewomen.pt e tem o valor de 25 euros por pessoa. O montante angariado reverte para a organização de apoio a jovens universitárias moçambicanas Girl Move Academy.
 

O evento vai acontecer no próximo dia 20 de novembro pelas 17h00, no Espaço Espelho d´Água, em Lisboa e tem o objetivo solidário "Blended for Mozambique" que pretende reunir fundos que permitam ajudar projetos de cariz social de apoio ao povo moçambicano.  Esta iniciativa é organizada pela associação United Wine Women (UWW), uma organização no feminino que reúne enólogas e produtoras de vinhos portugueses com o intuito de apoiar projetos sociais. 
 
Para as UWW a causa deste ano prende-se com a necessidade de sensibilizar e ajudar Moçambique, um país que no seu passado recente viveu tempos conturbados motivados pelo ciclone Idai e pela grave crise económica, que coloca em causa a vida de milhares de moçambicanos.
 
As UWW decidiram “pôr mãos à obra” e criaram uma sinergia com uma instituição local, a Girl Move Academy - https://www.girlmove.org/pt/ . Para Rita Soares, porta-voz das UWW, “a escolha da Girl Move Academy reflete a nossa missão de trabalhar e ajudar uma instituição de Moçambique que aposte na educação e formação de meninas, jovens e mulheres moçambicanas de forma a que possam contribuir para melhorar o seu país”.  
 
Dia 20 de novembro, pelas 17h as UWW e a Girl Move Academy estarão reunidas no Espaço Espelho d´Água, na Avenida Brasília, nº 210, em Lisboa com diversos convidados de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa e moçambicana. 
 
O objetivo deste evento é angariar 25.000€ e o mesmo inclui várias atividades, tais como: 
 
•          Prova de vinhos de 25 enólogas e produtoras nacionais;
•          Leilão de uma seleção de garrafas premium de cada uma das produtoras;
•          Leilão de 3 obras de Arte Experimental de assinatura inspiradas em retratos de mulheres moçambicanas de 3 gerações; 
•          Realização de um inspirational talk por uma Girl Mover.
 
O evento é aberto a todos aqueles que queiram participar e se mostrem solidários com esta causa. A inscrição tem o valor de 25 euros por pessoa e poderá ser efetuada através da plataforma criada para o evento em www.unitedwinewomen.pt/ .
 
A United Wine Women decide, assim, promover um evento de cariz social que visa contribuir para o desenvolvimento de plataformas de apoio a estudantes universitárias moçambicanas de modo a que possam ter apoio financeiro para estudar e/ou estagiar em Portugal. Nesta sinergia de esforços surge o apoio institucional por parte da United Wine Women à Girl Move Academy. 
 
A Girl Move Academy é uma Academia de Liderança onde todos os anos se promovem a formação, o desenvolvimento pessoal e de carreira de cerca de 30 jovens moçambicanas licenciadas, denominadas Girl Movers, com talento e vontade de desenvolver o seu país. Ao longo de um ano de formação, cada Girl Mover é mentora de 3 raparigas ainda universitárias que, por sua vez, juntas, supervisionam e ajudam 30 raparigas em idade de risco que se encontram em condições de vulnerabilidade, nos bairros dos arredores da cidade de Nampula, no norte de Moçambique. No decurso desse ano, 3 meses são passados em Portugal, com 1 mês de estágio em empresas portuguesas de referência.