Niepoort lança Porto Vintage 2019

Fotografia: Fotos D.R.
José João Santos

José João Santos

É o primeiro anúncio conhecido no setor do Vinho do Porto. Para a Niepoort, 2019 é ano de Porto Vintage clássico, uma decisão que facilmente se percebe ao provarmos o resultado – como o fez a Revista de Vinhos.

 

O ano vitícola, muito genericamente, caracterizou-se por um inverno seco, uma primavera que conheceu precipitação significativa em abril mas que de resto foi seca, um verão relativamente fresco, com alguns episódios de chuva em finais de agosto e durante alguns dias de vindima, o que se relevaria decisivo na evolução final da maturação e no equilíbrio do fruto. Muitas castas mostraram acidez mais elevada e teores de álcool mais baixos mas muita qualidade e bom nível de compostos fenólicos.

A base do Niepoort Porto Vintage 2019 são uvas de cepas antigas da Vinha da Pisca e de outras parcelas de vinhedos em Vale Mendiz, igualmente vinha velha. O vinho mostra-se profundamente elegante ao longo da prova. Expõe notas de esteva, bergamota, groselha preta, mirtilo, um apontamento irresistível que lembra licor de cereja, alguns balsâmicos e especiaria delicada. O tanino é firme mas está muito bem esculpido, a acidez geral é notória, a concentração do fruto – normal num Vintage novo – nunca é demasiada, a aguardente parece invisível. Tem um final demorado e muito saboroso, com pontos de cruzamento com o congénere de 2017. Resumindo, um Porto Vintage de muita finesse e largo potencial de evolução, do qual foram elaboradas 28.000 garrafas.

Provámo-lo no dia do 57º aniversário de Dirk Niepoort, que admite passar a anunciar os Portos Vintage na Niepoort precisamente nesta data, 11 de março. O Vintage 2019 terá um PVP de 90,00€ (o mesmo que o 2017), vendas “en primeur” reservadas a importadores, distribuidores e garrafeiras seleccionadas até junho, chegando à generalidade do mercado a partir do próximo mês de setembro.