Nova campanha do Banco Alimentar Contra a Fome

A recolha de alimentos será nos dias 25 e 26 de maio e prossegue com vales até 6 de junho

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Nos dias 25 e 26 de maio, será possível doar alimentos em mais de duas mil superfícies comerciais espalhadas por todo o país e contribuir para a nova campanha do Banco Alimentar. A iniciativa prossegue até dia 6 de junho, através de vales disponíveis nos supermercados, e até dia 2 no canal online.


“Com o aumento do custo de vida, da energia, das taxas de juros, os pedidos de ajuda não abrandam, pelo que é cada vez mais necessário um esforço coletivo para conseguirmos levar alimento a quem mais precisa. Para muitas famílias, a ajuda alimentar que recebem nos lares, apoio domiciliário, nas creches, jardins infantis e ainda nos cabazes entregues adquire uma importância vital e constitui um fator de esperança”, explica Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome. “Muitas conseguem ultrapassar situações pontuais de aperto graças a esta ajuda e dar a volta à vida, sem que falte o mínimo para dar de comer aos filhos”, acrescenta.

Para participar nesta campanha, basta aceitar um saco do Banco Alimentar e colocar nele bens alimentares, de preferência não perecíveis (como leite, conservas, massa, arroz, azeite, açúcar ou farinha), entregando-o aos voluntários à saída.

A contribuição também pode ser feita através da modalidade “Ajuda Vale”, já utilizada em campanhas anteriores, que estará disponível até dia 6 de junho nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras e corresponde a um produto específico.

Para quem não pode deslocar-se aos pontos de recolha ou reside fora de Portugal, está disponível o portal de doação online www.alimentestaideia.pt até dia 2 de junho, onde é possível fazer um cabaz escolhendo produtos ou o valor que se deseja gastar.