Nova imagem do Six Grapes Reserva

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Graham’s, uma das mais reconhecidas casas de vinho do Porto, detida pela família Symington, acaba de redesenhar o seu Six Grapes Reserva. Com um visual confiante e contemporâneo inspirado na sua longa história, a marcação gráfica representativa de seis uvas – “Six Grapes” –, tradicionalmente usada para marcar os melhores cascos de cada colheita, recupera as características visuais que estiveram na sua génese há mais de um século. A nova garrafa é elegantemente troncocónica, com ombros arredondados, e apresenta agora uma cápsula vermelha para representar o perfil frutado do vinho.


O icónico símbolo do Six Grapes foi criado no século XIX. A seguir a cada vindima, os provadores da casa marcavam os cascos de vinho do Porto com símbolos gráficos de uvas, numa escala qualitativa ascendente de uma a seis uvas. Seis marcações correspondiam a um vinho complexo, bem estruturado e equilibrado, com potencial para se tornar um vinho do Porto Vintage. Pelo início do século XX, a Graham’s tinha começado a produzir um Porto Reserva selecionado a partir destes lotes. Desde então, o Six Grapes tornou-se o Porto Reserva de referência da marca.

Atualmente, o Six Grapes da Graham’s continua a crescer em popularidade entre os consumidores de vinho de todo o mundo. De 2015 a 2020, as vendas cresceram sete por cento em volume e 19 por cento em valor. O Six Grapes é distribuído em 38 mercados, com forte presença – quer na restauração (Horeca), quer no retalho – nos seus cinco principais mercados: Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Países Baixos.

Rupert Symington, CEO da Symington Family Estates, destaca que “este é um vinho com uma história notável. Temos arquivos nas caves da Graham’s que datam do final do século XIX com pequenos símbolos Six Grapes nas margens que correspondem aos cascos que contêm a mesma marcação. Queríamos homenagear essas origens através do novo design, ao mesmo tempo que celebramos a posição atual do Six Grapes e a sua atratividade entre as novas gerações de consumidores de vinho do Porto.”

O Six Grapes da Graham’s é constituído por um lote de vinhos de qualidade vintage de quatro castas indígenas do Douro: a aromática Touriga Franca; a rica, tânica e bem estruturada Touriga Nacional; a Tinta Roriz com tons de framboesa; e a Tinta Barroca com notas de chocolate. O vinho passa por um breve estágio de dois anos em balseiros de carvalho avinhados.