Noval declara Porto Vintage 2019

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Quinta do Noval anunciou hoje três Portos Vintage 2019: Noval Nacional Vintage 2019, Noval Vintage 2019 e ainda Quinta do Passadouro Vintage 2019.

 

“Estou muito satisfeito por anunciar a declaração de três excelentes Portos Vintage da Quinta do Noval do ano de 2019: o Quinta do Noval Nacional Vintage 2019; o Quinta do Noval Vintage 2019; e o Quinta do Passadouro Vintage 2019", comenta Christian Seely, Diretor Geral da Quinta do Noval.


O Quinta do Noval Nacional 2019, produzido na pequena parcela virada a noroeste com vinhas de pé-franco plantadas em socalcos no coração da Quinta, é um field blend de várias castas tradicionais do Douro. Vindimado, como habitual, em apenas um dia, a 9 de outubro, e vinificado com pisa a pé num lagar pequeno. "Poderoso, estruturado e persistente, o Nacional é simultaneamente fresco e elegante. Muito complexo e profundo, acreditamos que este é um grande Nacional", refere a empresa em comunicado.


Sobre o ano que permitiu a produção destes vinhos, o Noval refere que"as condições climáticas em 2019 foram secas e soalheiras, quase sem chuva entre maio e agosto. No entanto, as temperaturas foram, mais baixas do que o habitual este ano, tornando a ausência de chuva mais fácil de suportar para as videiras. As uvas estavam saudáveis, graças à baixa pressão de doenças durante o ciclo vegetativo. As condições de vindima foram ideais, com temperaturas moderadas e geralmente tempo seco. Uma pequena quantidade de chuva a 21/22 de setembro e, mais tarde, a 14 de outubro, ajudou. Esta foi uma longa colheita, terminámos a vindima a 18 de outubro após 6 semanas".

A Quinta do Noval recorda ainda as "condições perfeitas em 2019 para escolher o momento certo para vindimar cada parcela, o que permitiu uma grande precisão na vindima e na vinificação. A pureza, complexidade e caráter dos vinhos refletem estas condições ideais".