O Frade regressa cheio de novidades 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O restaurante “O Frade”, em Belém, reabre ao público e evolui no seu conceito, mantendo a matriz de gastronomia tradicional portuguesa. O balcão característico deste espaço manterá apenas 8 lugares, cumprindo assim todas as regras de segurança impostas pela pandemia de Covid-19, e “O Frade” passará a disponibilizar uma soalheira esplanada cá fora, também com 8 lugares.


Adicionalmente, o projeto do chef Carlos Afonso e de Sérgio Frade ganhou novas valências: integrou o “take-away” e o “delivery” (através da Uber Eats) no seu serviço; passará a receber pequenos eventos privados de 8 pessoas no seu espaço, ao estilo de “Frade & Friends”; e o chef poderá também deslocar-se a casa para jantares privados – numa versão de “O Chef Frade na sua cozinha”. Nesta nova vertente de “Personal Chef”, Carlos Afonso cozinhará os pratos típicos de “O Frade”, mas não diz que não a um desafio, desde que se situe no seu âmbito – o da cozinha tradicional portuguesa. 

“Aquilo que começou por parecer um grande desafio, face à pandemia e às restrições que ela impunha, acabou por se transformar numa oportunidade que encaramos com positivismo”, explica Carlos Afonso. “Expandimos a nossa marca, as nossas valências, transmitindo ainda mais a alma e a energia que nos caracteriza. Os sabores, esses, vão estar ainda mais apurados e destacar as nossas memórias de infância, que os nossos clientes tanto valorizam”. 

Ao fim de um ano de existência, o novo Frade continua igual a si mesmo. Posiciona-se no mercado da restauração de Lisboa como um restaurante de comida tradicional portuguesa, dedicado à pesquisa de receituário nacional autêntico e diferenciado, de Norte a Sul do país. A médio prazo, os primos Carlos e Sérgio pretendem também desenvolver uma linha de produtos de mercearia da marca “O Frade”. 

O novo Frade, como o antigo, assenta em três pilares: tradição, produto e serviço. Fruto de um legado familiar que vai já na terceira geração, este espaço tem também um compromisso e uma herança para com os vinhos de talha, negócio do pai de Sérgio Frade.