O novo Estremus é de 2019

João Portugal Ramos apresentou ainda uma outra ousadia

Fotografia: Fotos D.R.
José João Santos

José João Santos

João Portugal Ramos apresentou ainda uma outra ousadia...

 

A quinta edição do Estremus é de 2019 e reforça o perfil de elegância do lote de Trincadeira e Alicante Bouschet, da emblemática vinha que parece querer subir a muralha de Estremoz. Sucede às edições de 2017, 2015, 2021 e 2011, afirmando-se de pleno direito por entre os melhores tintos alentejanos da atualidade. João Portugal Ramos apresentou-o no início da semana em Estremoz, num encontro com a imprensa especializada, ao lado do filho João Maria, também enólogo.

As duas castas fermentaram em conjunto durante quatro dias em lagares de mármore com pisa a pé, tendo terminado a fermentação alcoólica em inox. Seguiram-se 12 dias de maceração pós-fermentativa, um envelhecimento em cascos de carvalho francês de 300 litros de carvalho francês, durante um período de 18 meses.  Foram obtidas 3.863 garrafas, que chegam ao mercado com um PVP recomendado de 140,00 €.

Outra novidade é o Petrichor 2022, um blend de Arinto e Verdelho vinificado em cubas de cimento. Da beleza da garrafa à tensão e textura do vinho, trata-se de um vinho branco com um perfil que lembra um talha ou um branco de curtimenta, apesar do dourado cristalino, da excelente acidez, tensão e secura finais. Ao todo, 1.912 exemplares, com um PVP de 32,99 €.