O regresso aos eventos presenciais convenceu

Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

Há muito que o projeto estava desenhado no papel mas, por este ou aquele motivo, foi sendo adiado. Até que, em plena pandemia, decidiu assumir-se o risco e concretizar o novo conceito.

 

Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão estreou-se ao ar livre, nos Jardins do Palácio de Cristal. Um evento de toada descontraída, em que o vinho foi apresentado pelos protagonistas que o elaboram. Na programação diversificada conheceu provas comentadas, entregas de prémios, sessões de cozinha ao vivo e restaurantes. Em próximas edições, num contexto que se espera de normalidade, haverá concertos e outras experiências de partilha, tendo o vinho e a enogastronomia como elos de ligação.

De acordo com um estudo realizado pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), durante o evento, a satisfação com a escolha dos Jardins do Palácio de Cristal mostrou-se consensual e apresentou um nível médio de 4,73 (de 1 a 5), as medidas de segurança e higiene (cumprindo o plano de contingência Covid-19) chegaram aos 4,56, as provas de vinho aos 4,36 e o tempo de espera para a entrada no recinto de 4,22. De forma global, a satisfação com o evento foi avaliada em 4,45 pelos visitantes, que deixaram clara a intenção de voltar (79,4%).

Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, de patrocinadores e parceiros que acreditaram na ousadia do projeto, a cidade ganhou um novo evento no calendário anual e o país viu nascer uma festa de celebração do vinho, que em 2021 apenas ficou sinalizada e será muito mais nos próximos anos.