O regresso do James Martin’s

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O famoso blended whisky escocês James Martin’s vai regressar numa rara edição limitada de 32 anos. Um dos grandes nomes escoceses do passado, o whisky James Martin’s foi elogiado por várias gerações de críticos e foi um dos preferido da realeza e apreciado nos grandes transatlânticos. 


James Martin's é uma marca com uma longa história. Com o nome do seu fundador, James "Sparry" Martin, a James Martin & Co. foi estabelecida na capital da Escócia, Edimburgo, em 1878. Em poucos anos, os whiskies premium de James Martin’s ganharam medalhas em exposições internacionais. James Martin’s forneceu a Casa Real Britânica, no início do século XIX, no reinado do Rei Eduardo e foi servido em transatlânticos de luxo, como Queen Mary e Queen Elizabeth após a Segunda Guerra Mundial.

Introduzidos no mercado na década de 1950, os blends premium de 20 e 30 anos da James Martin’s continuaram a ser apreciados nos anos 2000 – o James Martin’s 30 Years Old foi premiado com uma medalha de ouro pelos juízes do International Wine and Spirits Competition, em 2004. As últimas garrafas de James Martin's foram lançadas no mercado em 2013 pela The Glenmorangie Company, a empresa detentora da marca desde 1912.

Hoje, a marca registada James Martin's regressa à vida pela mão de Dr. Bill Lumsden, o aclamado Diretor de Criação de Whisky da The Glenmorangie Company. Este lançamento será partilhado exclusivamente com os amantes de whisky – antigos e novos – em Portugal, país onde James Martin's foi sempre uma referência do luxo.

"Os grandes apreciadores de whisky de James Martin's esperam ansiosos há bastante tempo pelo renascimento destas garrafas. Com este lançamento, vão perceber que valeu a pena esperar. Misturado a partir de uma seleção de whiskies excecionais envelhecidos, tem todos os sabores completos e arredondados pelos quais o whisky James Martin's ainda é conhecido. Estes sabores generosos ficaram ainda mais enriquecidos pelos 32 anos em barrica. Com aromas de caramelo cremoso e notas de vinho Marsala, entrelaçado com sabores de tâmaras, especiarias suaves, citrinos e amêndoas revestidas de açúcar, o legado de James Martin's continua vivo neste requintado whisky", explica o Dr. Bill Lumsden.