O tinto 2006 da Quinta de Lemos

Lançamento - Chefe Diogo Rocha

Fotografia: Fotos D.R.
Luís Costa

Luís Costa

Diogo Rocha, chef da Mesa de Lemos, em Viseu, é o rosto do novo vinho da Quinta de Lemos, um surpreendente tinto de 2006 feito a partir da conjugação de duas castas, Touriga Nacional e Tinta Roriz. São apenas 2 000 garrafas de um vinho que cumpre inteiramente os requisitos desejados pelo jovem chef estrelado pelo Guia Michelin: honrar as tradições vitivinícolas e enológicas da região do Dão, de que é natural.


Diogo Rocha é a cara deste belíssimo tinto, mas num gesto de rara humildade faz questão de atribuir o seu “desenho” ao enólogo da Quinta de Lemos, Hugo Chaves: “Há uma natural simbiose dos cozinheiros com o vinho, mas eu não fiz o vinho. O que eu fiz foi escolher entre os 18 lotes diferentes – quer de castas quer de anos de colheita – que ele me preparou. E eu escolhi este lote, sem saber do que se tratava – nem qual o ano de colheita. Mas o Hugo Chaves sabe do que eu gosto, e eu tinha-lhe pedido um vinho com determinado perfil, um vinho que nos remetesse para os genuínos vinhos do Dão, com fruta muito pura, boa acidez, frescura, aromas de pinhal.”


Diogo Rocha diz-nos também que este “não é um vinho só para a Mesa de Lemos”, pois vende-se em locais diversos como o Estado de Alma, as Caves Lusa ou o Fim dos Segredos pelo preço (quase inacreditável) de 17 euros. E volta a sublinhar: “Estou relacionado com o mundo dos vinhos há 20 anos, era uma vontade pessoal que tinha, mas não é um vinho feito pelo chefe, é um vinho feito pelo enólogo.”


18
QUINTA DE LEMOS CHEF DIOGO ROCHA 2006

Dão / Tinto / Quinta de Lemos

Rubi com leve tonalidade acastanhada. A fruta ainda presente (cereja madura, mirtilos, ameixa e groselhas pretas) surge envolvida por aromas de floresta (pinha, caruma, casca de pinheiro) com nota balsâmica a dar-lhe frescura. Na boca é pura sedução: bela acidez, frescura e elegância, rede de taninos muito finos a garantir estrutura e persistência.

Consumo: 2021-2040
17,00€ / 16ºC