O trilho experimentalista

Quinta do Portal

Fotografia: Arquivo
José João Santos

José João Santos

A Quinta do Portal saltou para o mapa do vinho com marca própria nos anos 90 e desde aí tem trilhado caminho firme e seguro, entre o Vinho do Porto e os DOC Douro. O entendimento parcelar das vinhas e a preocupação com a pegada de carbono entraram para a linha da frente das preocupações quotidianas dos últimos anos, estando no horizonte próximo a reconversão para biológico de um conjunto de procedimentos, independentemente de uma eventual certificação.


Numa das edições da “Prova em Simultâneo”, promovida online pela Revista de Vinhos, o produtor Pedro Mansilha Branco e o enólogo Paulo Coutinho apresentaram o novo Gouveio 2016 da gama Unlocked, uma série de vinhos de edições limitadas que mostram a vertente mais experimentalista do Portal.


Na base está uma vinha de encosta da Quinta do Confradeiro, margem direita do rio Pinhão, protegida da exposição solar dos tórridos finais de tarde de verão. Beneficia ainda da altitude e de solos que combinam xisto, granito e até algum quartzo. Foram somente engarrafados 350 exemplares deste vinho, que permaneceu um ano em contacto com as borras finas, originando uma untuosidade e amplitude de salientar.
 
 

17
Portal Unlocked Gouveio 2016

Douro / Branco / Quinta do Portal
Dourado, reflexos esverdeados. Elegante na expressão de folhagem seca, toranja, sílex e pimenta branca. O registo sóbrio e mineral confirma-se a seguir, ao mostrar firmeza e grande acidez, boa amplitude em resultado do trabalho com as borras finas. Final profundo, longo e untuoso, com uma curiosa impressão de querosene. 
Consumo: 2021-2024
15,00 € / 11ºC