Os melhores sommeliers do mundo em Portugal

ASI Best Sommelier of the World 2026

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Portugal irá receber o ASI Best Sommelier of the World em 2026. A decisão foi tomada e anunciada na passada Assembleia Geral Anual da ASI – Association de la Sommellerie Internationale, que decorreu em Nagoya, no Japão, em colaboração com a Associação de Escanções do Japão.

 

Entre vários assuntos apresentados e debatidos nesta ocasião, os membros da Associação internacional, presidentes e representantes das várias associações nacionais, elegeram Portugal para receber, em 2026, e organizar em colaboração com a ASI, esta grande e única competição internacional que reúne escanções de todo o mundo, de cerca de 70 países, em vários dias de competição, mas também de provas, visitas e masterclasses sem igual, num ambiente incomparável de competição mas também de partilha e aprendizagem entre candidatos e associações.
 
A votação foi renhida entre Portugal e a Letónia tendo ambas as associações nacionais de escanções apresentado fortes candidaturas a eleição, mas foi Portugal o país escolhido para organizar e acolher esta reconhecida competição. Após a notícia, William Wouters, presidente da ASI, declarou que sendo residente em Portugal, se encontra pessoalmente entusiasmado por ver a gastronomia, o vinho e a hospitalidade deste seu país de adopção, apresentada ao mundo.
 
A esta oportunidade de excelência para promover, valorizar e partilhar as maravilhas de Portugal e a sua vasta e rica cultura do vinho, gastronomia e arte de bem receber, onde o trabalho e o papel do escanção como seu embaixador é crucial, a Associação dos Escanções de Portugal responde com grande entusiasmo, orgulho e forte sentimento de realização assumindo a consciência da importância e dimensão desta conquista. Num ano em que a Associação comemora o 50º aniversário da sua fundação oficial, a notícia não poderia ser melhor recebida e celebrada.
Este era já um objectivo antigo dos Escanções de Portugal e a decisão de avançar com esta candidatura prende-se sobretudo com o contexto actual que se vive em Portugal, no sector do turismo e no sector do vinho, em grande fase de prospecção e vitalidade, tal como na profissão de escanção no país, com fortes perspectivas quanto à sua evolução e uma vontade crescente de lhe dar mais visibilidade, mais aderência e de a valorizar.
 
Ainda antes desta competição que terá lugar no nosso país, França irá receber o próximo ASI Best Sommelier of the World, a acontecer no próximo ano, em 2023, e onde estaremos presentes a representar Portugal.