Os segredos do Tomate Coração de Boi serão revelados

Ação de formação irá decorrer na UTAD dia 7 de fevereiro e quer preservar a autenticidade

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Com o objetivo de “preservar a semente e a genuinidade” do Tomate Coração de Boi do Douro, as Associações de Desenvolvimento da região, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) e a Greengrape, vão promover uma ação de formação e sensibilização.

O encontro “Tomate Coração de Boi do Douro - Da Sementeira à Mesa - Valorização da Variedade na Região” vai ter lugar na UTAD, no próximo dia 7 de fevereiro, entre as 9h30 e as 13h00, e destina-se a hortelãos da região, nomeadamente das quintas produtoras de tomate, viveiristas e produtores de sementes, estudantes e outros interessados.

Com a aproximação de mais uma época sementeira, este workshop tem em vista a conservação da genuinidade e origem desta espécie e a sua classificação como Indicação Geográfica Protegida (IGP). Como explica Celeste Pereira, diretora-geral da Greengrape, “só podemos falar de Tomate Coração de Boi do Douro garantindo a preservação da semente, de ano para ano”.
                                                                                  
“Em 2023, o mercado foi invadido – pelas cadeias de distribuição alimentar mais importantes do país e na própria região do Douro – por uma variedade de tomate que não tem as características da versão tradicional do Tomate Coração de Boi, mas sim de um Tomate Coração de Boi italiano, conhecido por Ligúria. Muito mais grave ainda, parte da restauração em geral e do Douro em particular já usa este tomate”, explica a organização do projeto.


Programa do workshop “Tomate Coração de Boi do Douro - Da Sementeira à Mesa - Valorização da variedade na região”:

9h30 SESSÃO DE ABERTURA | Reitor da UTAD, Presidente da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD, Associações de Desenvolvimento do Douro, CCDRN, INIAV, Organização do projeto de valorização do TCBD

10h00 MECANISMOS DE VALORIZAÇÃO DO TCBD | Teresa Coelho (DGADR)

10H30 TÉCNICAS DE PRODUÇÃO E ISOLAMENTO | Alfredo Aires (UTAD)

11h00 TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE SEMENTE | Ana Maria Barata (INIAV)

11h30 INTERVALO PARA CAFÉ

12H00 ESTUDO DE CASO: DESAFIOS PARA O AZEITE DO DOURO | Francisco Ataíde Pavão (APPITAD)

12h30 PRODUÇÃO DE SEMENTES BIOLÓGICAS | Micha Groenewegen (Sementes Vivas)