Pão simplesmente artesanal

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Simpli Coffee & Bakery nasceu em Portugal em 2017, e tem no nome a sua própria essência, a sua missão. Simplificar. A simplicidade da origem, tanto no café de especialidade que aqui valoriza este produto da terra, como na padaria artesanal que respeita a natureza dos mais puros ingredientes, é a base da qualidade de todos os seus produtos. E a celebrar o Dia Mundial do Pão, que se assinala a 16 de outubro, a marca 100% portuguesa convida a conhecer a sua nova loja em Lisboa, no Largo da Anunciada. Neste novo espaço junto à Avenida da Liberdade já é possível parar para desfrutar de um momento muito saboroso, ou passar para levar em regime take-away as várias propostas que diariamente são preparadas com todo o rigor.


A Simpli Coffee & Bakery, cada vez mais presente na vida dos lisboetas com três lojas no centro da cidade, apresenta agora toda a sua oferta de padaria. “Na Simpli Coffee & Bakery, o processo é fundamental na definição do produto, e tendo o pão um papel tão relevante na nossa alimentação, o fabrico tem de ser rigoroso, garantindo a autenticidade da matéria-prima.” – afirma Mário Cajada, proprietário. 

O pão Simpli é feito de forma artesanal, respeitando o tempo necessário para desenvolver o máximo sabor, textura e aroma. Na sua base estão os ingredientes mais simples: as melhores farinhas de moleiro com grãos nacionais - do Moinho Paulino Horta -, água e sal. 

O processo de fermentação natural, com leveduras e bactérias selvagens, resultam na massa mãe que está na origem do pão mais nutritivo e guloso. Mas o que significa a fermentação lenta? Fermentar com massa mãe é fazê-lo sem pressa, uma vez que se trata de um organismo vivo, com um ritmo próprio. Por isso, na fábrica artesanal onde diariamente é produzido o pão para as três lojas, todo o pão tem um mínimo de 44h de fermentação, um trabalho meticuloso, que requer muita dedicação e atenção, e que é fruto de uma paixão, de uma equipa.

Liderada pelo brasileiro Diego Haupenthal Pintado, com formação em gastronomia, e que se dedica ao trabalho da massa mãe há já sete anos, a padaria da Simpli conta também com Darwin Valero, ajudante de padeiro igualmente dedicado a esta arte ancestral. Na fábrica na Rua Braancamp, junto à primeira loja Simpli, é onde a magia acontece todos os dias. Logo de manhã, e ao longo de todo dia, a padaria – e a pastelaria que é outra especialidade da casa – prepara seis variedades de pão, como Pão de Trigo, Integral, Multicereais, Centeio de mistura, Focaccias e Ciabattas, além das diferentes receitas criativas que vão sendo regularmente desenvolvidas, e que vão marcando presença na carta como opções especiais.