Pára!Bento é a nova mercearia de Vila do Conde

Fotografia: Fotos D.R.
Luís Alves

Luís Alves

Aberta desde os últimos dias de 2022, a mercearia Pára!Bento é a mais recente novidade de Vila do Conde. Os produtos habituais de uma mercearia estão lá, claro, mas há muito mais para descobrir: da cuidadosa seleção de charcutaria aos queijos, passando pelos frescos das masseiras e o pão biológico, são várias as razões para uma visita.

 

A Avenida Bento de Freitas, em Vila do Conde, recebeu um novo inquilino no final do mês de dezembro. A Pára!Bento, no número 482, é uma mercearia que se desdobra em vários outros conceitos complementares: padaria, charcutaria, frutaria, garrafeira e bar de vinhos. Marta Ágoas, dona da mercearia, deu uso à muita experiência acumulada como diretora comercial na área dos vinhos, para lançar aquilo que lhe parecia estar em falta na vila. “Aos 42 anos queria experimentar algo diferente. Já não vou a tempo de ser médica. O mais natural, tendo em conta o meu percurso, seria abrir uma garrafeira. Mas continuava a ser algo um pouco redutor. Então pensei no que gosto de fazer: comer e beber. Nos vinhos estou confortável mas queria lançar-me para outras áreas”, explica. Daí até a um conceito mais amplo foi um pequeno passo e a Pára!Bento responde às várias necessidades dos consumidores, com os muitos produtos que oferece. Existe apenas um critério inultrapassável. “A principal característica daquilo que aqui vendemos é a qualidade. Essa tem de estar assegurada. Depois, sem fundamentalismos, vendemos uma seleção alargada”, afirma Marta. Os frescos são obrigatórios e pelo menos duas vezes por semana vêm de um espaço agrícola que muito diz à região onde a mercearia está inserida: as masseiras da Aguçadoura.


Também o pão chega à Pára!Bento, todos os dias, pela manhã e ao final da tarde, com algumas variedades distintas como o pão biológico.

 

Dar a provar? Claro!


Como diretora comercial, Marta Ágoas percorreu o país incontáveis vezes. Por ano, chegava a fazer quase 90 mil quilómetros, o que lhe permitiu conhecer espaços comerciais de todos os tipos e detetar algumas falhas. “Uma das coisas que mais me fazia confusão é o facto de termos deixado de poder provar. Se há um produto que não conhecemos, devemos ter o direito de o provar para saber se gostamos ou não”. Na Pára!Bento isso é possível, entre queijos, charcutaria e vinhos, algo especialmente útil porque por lá podem ser também encontrados produtos diferentes daqueles que o consumidor está mais habituado. E a recetividade tem sido boa. Depois de um final de ano agitado, com boas vendas, já se notam os regressos de quem foi conhecer pela primeira vez e já ficou cliente. “Uma das partes boas de estarmos numa terra relativamente pequena é o passa-palavra, que nos ajuda muito”, admite Marta Ágoas.


Na senda dos produtos locais, podem também esperar-se novas “contratações” para as prateleiras da Pára!Bento, entre bolachas e chocolates produzidos nas proximidades.


O nome da mercearia, esse, deve-se a todo um conjunto de trocadilhos que foram surgindo no momento de dar o nome ao espaço. “O ‘bento’ que se faz sentir na praia, o ‘Bento’ da Avenida Bento de Freitas, o ‘para bento’ essencial para dias de praia nas costas do litoral norte do país e ainda o ‘b’ no lugar do ‘v’ na palavra vento já que a Marta é uma lisboeta a viver no norte há vários anos.

 

Pára!Bento Mercearia – Bar de Vinhos
Avenida Bento de Freitas, 482, Vila do Conde

 

Horários:
8h30 – 20h (segunda a sábado)
@parabento_mercearia