Pedro Lemos e Alexandra Herrador brilham no Bolhão

Fotografia: Fotos D.R.
Fátima Iken

Fátima Iken

Iniciativa da Comunidade Valenciana reforça laços entre os dois países.

 

O chefe Pedro Lemos foi o anfitrião português de um diálogo de sabores que, a convite da Comunitat Valenciana, e tendo por cenário o Mercado do Bolhão, conseguiu cruzar as propostas gastronómicas de Portugal e Espanha, com a cumplicidade de chefes com uma estrela Michelin.

No desafio, participaram ainda os chefes Alejandra Herrador e Emmanuel do restaurante Atalaya, Alcossebre (Castellón), e as propostas gastronómicas acabaram por casar de forma memorável com vinhos do Levante espanhol, dos brancos perfumados aos vinhos tintos jovens, sendo que a merseguera, uma casta local, domina as plantações de uvas brancas.

A ideia do turismo espanhol é dar a conhecer de perto e de forma sensorial a comunidade das cidades de Valência, Alicante e Castellón, destino turístico e gastronómico de renome mundial, algo que havia já começado ao princípio da tarde com a oferta de uma paella gigante a todos os que passassem pelo Bolhão.

O showcooking e cocktail de degustação de dez tapas, oito elaboradas pelo chefe anfitrião Pedro Lemos, de Porto, e duas dos convidados espanhóis acabou por destacar os produtos locais dos dois países – com grande destaque para a frescura dos peixes, mariscos e moluscos – e deu a conhecer as novas tendências.

O equilíbrio e harmonia das propostas de Pedro Lemos mostraram como modernidade e a tradição podem resultar de forma brilhante. O casamento do berbigão, coentros e pimenta jalapeño e a caldeirada de peixe do dia e lula, abriram as hostilidades, seguindo-se outras provas de pratos memoráveis como a gamba do Algarve, ouriço e feijão maduro ou uma belíssima interpretação de vaca, grão de bico e molho do rancho.

Para além da apetência gastronómica, que acabou por ser a melhor forma de sedução possível, a Comunidade Valenciana surge ainda como destino turístico de relevo pela sua história, arquitetura e praias. O evento não só proporcionou uma viagem sensorial, aguçando o apetite a viajar para Valência, como reforçou os laços entre os dois países.