Pernod Ricard vende marcas de vinhos à Accolade Wines

Negócio justificado pela queda no consumo mundial de vinho

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

“A Pernod Ricard tem o prazer de anunciar a assinatura de um acordo para a venda das suas marcas estratégicas de vinhos internacionais à Australian Wine Holdco Limited (AWL), um consórcio de investidores internacionais que detêm a Accolade Wines”, anuncia a empresa em comunicado, citado pela Vitisphere. Com o foco no segmento de luxo, o grupo vende assim todas as marcas da divisão Pernod Ricard Winemakers. No total, são sete adegas que representam 90 milhões de litros de vinho, incluindo as insígnias australianas (Jacob's Creek, Orlando e St Hugo), os rótulos neozelandeses (Brancott Estate e Church Road) e ainda as marcas espanholas (Campo Viejo, Ysios, Tarsus e Azpilicueta).

As operações da Mumm Napa e da Kenwood em Sonoma, na Califórnia, não estão incluídas na venda. 

Trata-se de uma mudança de segmento para o luxo em detrimento do mercado de massas. “Esta venda permitirá à Pernod Ricard reforçar a sua estratégia nos segmentos premium […] de acordo com a sua política de criação de valor duradouro para os seus acionistas, colaboradores, clientes e parceiros”, referem em comunicado.

Recorde-se que a Pernod Ricard investiu em Provença esta primavera (aumentando de 200 para 480 hectares de vinha desde a aquisição do Château Sainte-Marguerite em 2022), mantendo-se uma aposta forte no setor do vinho, em particular nas marcas mais valiosas (o portefólio inclui o conhaque Martell, champanhes Mumm e Perrier Jouët, bem como vodka Absolut, whisky irlandês Jameson, whiskies escoceses Chivas Regal ou Glenlivet… e pastis Ricard).