Pinhais abre Museu-Vivo

Projeto pioneiro é inaugurado em outubro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

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Num edifício que mantém a traça arquitetónica e que, em 2020, recebeu a classificação de edifício de Interesse Municipal, a Pinhais lança o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira, que alia a sua fábrica histórica às suas marcas estratégicas PINHAIS e NURI. Este é um projeto que conta com um investimento de 3 Milhões de Euros (M€), e proporcionará uma experiência imersiva sobre todas as fases do processo ao vivo. Delineado para a promoção da comunidade local e do turismo, o projeto da Pinhais, conserveira que no ano passado celebrou o seu centenário, visa contribuir para a preservação e valorização da indústria conserveira de Matosinhos e tem inauguração prevista para outubro. 


Com localização na Avenida Menéres, o projeto conta desde o seu arranque com a parceria institucional da Câmara Municipal de Matosinhos. De acordo com a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, “este projeto apresenta caraterísticas únicas no setor do turismo industrial, será um Museu-Vivo com uma dinâmica muito própria e grande ligação às tradições de Matosinhos.” 

Todas as visitas ao Museu-Vivo serão guiadas por mediadores culturais, que levarão os visitantes numa viagem ao passado, às raízes da Pinhais e de todas as suas marcas, nomeadamente a mais internacional, a NURI. A visita permitirá conhecer uma das mais antigas fábricas em atividade, conhecendo um espólio diversificado que faz parte da história do processo produtivo artesanal, mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento (embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa). O tour culminará numa das salas mais imponentes do edifício, com uma prova das iguarias da Pinhais e ainda na loja, onde se encontram conservas e artigos de colecionador. Com o avançar do projeto, ofertas complementares serão integradas na agenda do Museu, como exposições temporárias, serviços educativos e workshops. 

“Este projeto, que nos permite a comunicação da nossa cultura e herança conserveira, é um sonho concretizado para o mais precioso dos nossos ativos, as pessoas que aqui trabalharam desde sempre e que compõem a família Pinhais. É também uma homenagem às diferentes gerações da mesma família que marcam o percurso da empresa nos últimos cem anos. Tudo na Pinhais respira autenticidade, tradição e qualidade, desde o edifício histórico, passando pelo método de produção  e culminando no mais importante, a família das Conservas Pinhais nos seus 146 colaboradores que dominam e preservam vivo um processo artesanal praticamente extinto no mundo”, refere Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais.