Pinhais, numa mesa portuguesa com certeza

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Numa mesa portuguesa cabe muito mais do que petiscos, pão e bom vinho. Cabem afetos, gargalhadas, conversas que correm soltas e sem destino. É à mesa que a família portuguesa partilha bons momentos e histórias, sempre acompanhados de uma deliciosa refeição e regados dos melhores azeite e vinhos nacionais. Nesta mesa, é presença assídua a sardinha, sobretudo por estes meses de calor, e a melhor cabe numa lata de Pinhais ou Nuri.  


Trazida ainda a bulir da lota e confecionada com tempo, amor e às mãos de mais de noventa mulheres experientes nesta arte. Por vezes, mergulhada no molho de tomate cuja receita só a D. Emília da Afurada conhece, ou no azeite do mesmo fornecedor de sempre. E embalada como um presente de Natal à velocidade estonteante das mãos da D. Luzia. Da tradição, família e amor Pinhais, nascem conservas de excelência para serem degustadas em pratos únicos.  

A versatilidade das conservas Pinhais permite um mundo de possibilidades gastronómicas, seja para apreciar na forma de paté, diretamente da lata como entrada ou ainda como prato principal, em receitas simples e saborosas. O filho do fundador, António Pinhal Júnior, apreciava-as saídas da lata – escolhia as mais antigas, bem maturadas e ainda mais deliciosas como o Vinho do Porto envelhecido –, acompanhadas de três batatas cozidas e uma salada de alface e tomate. O almoço de família às sextas-feiras reunia o clã à mesa. O menu estava definido: conservas Pinhais. Ainda hoje assim é… 

Já Rui Paula, Chef Português, premiado com duas estrelas Michelin, dá-lhe outras formas. A Lasanha de Sardinha é divinal, criativa e a prova de que as conservas Pinhais se adaptam bem à alta cozinha e às mesas dos restaurantes mais prestigiados. 

A Pinhais tem disponíveis na sua loja online, em várias lojas gourmet em Portugal e espalhadas pelo mundo e na sua fábrica vários produtos de sardinha, cavala e carapau. A escolha é difícil, mas uma coisa é certa: é do nosso mar!