Port Wine Day comemora-se esta quinta-feira

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

As comemorações da 7.ª edição do Port Wine Day, para celebrar os 264 anos da Região Demarcada do Douro, realizam-se esta quinta-feira, dia 10 de setembro, anunciou o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP).


A iniciativa inclui, este ano, um jantar denominado “Douro Mais Sustentável”, que contará com a entrega de distinções nas categorias de Enoturismo, Viticultura, Enologia e Revelação que distinguem projetos que conseguiram destacar-se na preservação e promoção da vitalidade e sustentabilidade do território duriense.

Recorde-se que em 10 de setembro de 1756 era instituída a Companhia Geral da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro e com ela nascia a primeira região demarcada e regulamentadada do mundo: o Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial pela UNESCO, em 2011.

“Com o Port Wine Day, prestamos homenagem às gerações de trabalhadores que, com o seu esforço heroico, transformaram a pedra em terra, construindo uma paisagem magnífica, considerada uma das mais belas regiões vitivinícolas do mundo. Homenageamos, também, aqueles que todos os dias trabalham na vinha, nas empresas e nas instituições, granjeando para os vinhos do Porto e do Douro e para o Douro Vinhateiro uma dimensão internacional de excelência.”, declara Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.