'Portas Abertas' no Dão, de 13 a 15 de outubro

CIM Viseu Dão Lafões estreia evento de enoturismo

Fotografia: Daniel Luciano
Redação

Redação

O fim de semana de 13 a 15 de outubro traz consigo um convite de “Portas Abertas” para visitar a região Viseu Dão Lafões. Trata-se da primeira edição de um evento que se pretende anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência.

 

O conceito de portas abertas, à semelhança do que acontece noutras regiões vitivinícolas de referência, é um convite à vivência de experiências diversificadas, que inclui um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais e desafios proporcionados pelos produtores locais, tendo como ponto de partida o vinho, a cultura, a gastronomia e os produtos autóctones. Nesta edição de estreia, conta a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).

Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de show cooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão. Pretende-se que o número de produtores aderentes à iniciativa venha a aumentar nos próximos anos, de forma a garantir aos visitantes um acolhimento ainda mas generalizado.

Como apoio à promoção, a organização promoverá uma press trip e uma fam trip, com a participação de profissionais das respetivas áreas, de modo a atrair a atenção mediática e de operadores turísticos.

Para o Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “é um convite à descoberta de Viseu Dão Lafões, das nossas gentes, da nossa cultura e do nosso património, através de um casamento perfeito entre gastronomia e vinhos”. Em Conferência de Imprensa de apresentação pública da iniciativa, realizada no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, Fernando Ruas foi crítico com a administração central: “É importante que o poder central se lembre de nós. Esta é mais uma iniciativa que demonstra o trabalho que fazemos no território e nós estamos a fazer o nosso trabalho”, disse, para lá de sublinhar a escassez atual de vias de acesso à região e a perda de população que muitos dos 14 concelhos que constituem a CIM registam.

Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, encara o evento como uma “ possibilidade acrescida de os apreciadores de vinhos de todo o país terem um contacto mais próximo, logo mais personalizado, com o vinho do Dão e os seus produtores”. E enfatizou: “Ao promover a oferta de enoturismo, estamos a contribuir para o desenvolvimento e diversificação de mais um pilar da economia rural que é a produção vitícola e os produtos a ela associados. A oferta de enoturismo está a aumentar, a venda direta numa adega representa um ganho de 35 a 40% para o produtor, mas ainda há muito por explorar nesta questão do enoturismo, que é um setor com muito futuro”.

Nuno Martinho, secretário-executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salientou que “a CIM tem desenvolvido uma forte aposta na qualificação dos agentes locais ao nível do enoturismo”, pelo que esta iniciativa “vem demonstrar a proposta de excelência do serviço que a região do Dão oferece aos seus visitantes”. E completou: “Temos vinhos excecionais, uma gastronomia distintiva e uma cultura intrinsecamente ligada a estes produtos, o que faz desta região um destino privilegiado de enoturismo. Estamos muito entusiasmados e otimistas em relação ao portas abertas”.

“Portas Abertas” é um evento promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, tendo por parceiros a CVR do Dão, num financiado pelo Turismo de Portugal e produzido pela Essência Company. Informações adicionais podem ser obtidas online, https://enoturismododao.visitviseudaolafoes.pt/

 

Programa

Quinta de Santa Maria, Carregal do Sal
13 de outubro, 18:00
Propriedade localizada em Cabanas de Viriato, Carregal do Sal. Com história registada desde o séc. XIII, Cabanas de Viriato é o berço de Aristides de Sousa Mendes. Com uma deslumbrante vista para a Serra da Estrela, aqui poderá assistir a uma estrela Michelin em pleno processo criativo. Um showcooking com o chefe Diogo Rocha inspirado nesse produto tão tradicional, mas incrivelmente versátil, que é o bacalhau. Naturalmente, os vinhos da Magnum Wines também merecem destaque pela forma como harmonizam com os pratos, tudo explicado por um enólogo da Magnum Wines e com a moderação do sommeliere  especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.


Casa da Ínsua, Penalva do Castelo
13 de outubro | 18:00
Um palacete barroco do séc. XVIII, onde cada sala e cada recanto nos transportam para a história dos seus proprietários e para momentos da história de Portugal e do Brasil. Passado e presente perfeitamente conjugados, com detalhes que tornam os visitantes parte dessa história. Dada a sua forte ligação ao Parque Natural da Serra da Estrela, nada melhor do que ter o Chefe António Loureiro a usar o produto “estrela” desta região, apresentando diversas formas de o degustar com os vinhos Casa da Ínsua. Uma pausa para harmonizar e aproveitar o lado bom da vida. Com a participação de um enólogo da Casa da Ínsua e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.

Quinta da Taboadella, Sátão
14 de outubro | 12:00
Da Quinta da Taboadella, propriedade da família Amorim, avista-se o sopé da Serra da Estrela. Um enquadramento único e cenário perfeito para uma experiência de enoturismo diferente e animada. Propomos um churrasco ao almoço, ao ritmo de uma banda de Bossa Nova. Não podiam faltar, claro está, os vinhos da Taboadella para acompanhar! Com a participação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.

Mesa de Lemos, Viseu
14 de outubro | 19:00
Que tal uma pausa para ver estrelas a dobrar?! Os chefes Diogo Rocha e Vítor Matos, juntos, no restaurante que trouxe a primeira Estrela Verde Michelin para a região Viseu Dão Lafões. Uma oportunidade única para deleitar-se com as iguarias destes dois Chefes, em simultâneo! Com a participação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.


Paço dos Cunhas de Santar,  Santar
15 outubro | 10:00
O Paço dos Cunhas, uma propriedade do século XVII (1609), esteve sempre ligado à produção de vinho, sendo, desta forma, a antecessora das propriedades vinícolas da região do Dão. Hoje é conhecida como uma das vinhas mais carismáticas do Dão, dada a morfologia do solo e a exposição solar. O que melhor do que uma prova temática dos melhores vinhos da Global Wines ? Com a participação do enólogo Osvaldo Amado e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.

Soito Wines | Mangualde
15 outubro | 13:30
A Soito Wines é um dos mais jovens e promissores projetos do Dão, fruto da paixão pelo vinho do Dão de uma família. Na Quinta do Soito, o que não falta são espaços para relaxar e degustar um almoço maravilhoso. E se for ao som de uma banda de Jazz, melhor ainda! Venha desfrutar desta experiência dos sentidos, com os vinhos de um projeto consistente, inovador e ambicioso. Com a participação de um enólogo da Soito Wines e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.