É já no dia 29 de setembro que a Porto Coffee Week – "o maior festival de café do país" – arranca para a sua 4.ª edição, com uma Bingo Kick-off Party. O momento, de entrada gratuita (mas que carece de reserva) vai decorrer no Comum Coffee Shop, às 18h30, e quer juntar especialistas, profissionais e curiosos numa festa descontraída, que mistura criatividade, café e bingo. Como habitualmente, a Porto Coffee Week conta com uma programação itinerante nos primeiros dias, promovendo depois o Coffee Market (3 a 5 de outubro), na Alfândega do Porto.
Celebrar o Dia Internacional do Café com “Latte Art”
Para celebrar o Dia Internacional do Café, que se assinala no dia 1 de outubro, a Porto Coffee Week promove vários momentos “pop-up”, com particular destaque para “Latte Art”. Integrado no programa do evento, a abcoffee Coffee School vai ser responsável por um workshop que vai ensinar a “técnica perfeita para fazer cappuccinos e lattes”, entre as 10h00 e as 12h30. Já da parte da tarde, a partir das 15h00, a escola vai promover um workshop mais avançado, explorando técnicas que permitem criar padrões mais complexos e elegantes. As formações têm o custo de 35 e 45 euros e as inscrições podem ser feitas a partir da página da Porto Coffee Week.
O primeiro dia de outubro fica também marcado por uma das competições mais emblemáticas da iniciativa: o “Latte Art Throwdown”. A partir das 19h00, o Garcia & Marquez – Coffee Stories recebe o momento em que 16 participantes vão competir frente a frente, num formato de eliminação direta. Colocando à prova a técnica, a consistência e a criativade dos baristas. O momento conta com o apoio da Alpro (que fornece as bebidas vegetais) e a marca de máquinas profissionais La Marzocco.
Da sustentabilidade, à qualidade, passando por competições e workshops
Com mais de 25 atividades programadas, contando ainda com a presença de mais de duas dezenas de especialistas e profissionais do setor, nacionais e internacionais, a Porto Coffee Week dedica, nesta edição, um “capítulo” importante à sustentabilidade. Depois das atividades itinerantes dos primeiros dias, o Coffee Market vai contar com sessões e mesas-redondas que vão explorar diferentes eixos do setor, como “de que forma pode o café de especialidade integrar-se no quotidiano dos consumidores”, “o papel dos “o papel dos cafés robustas finos no blend português” ou ainda “o custo da qualidade”.
Destaque para o Campeonato de Baristas 2025, que decorre no dia 4 de outubro. A partir das 10h00, no Bourbon Stage da Alfândega do Porto, os participantes terão 15 minutos para preparar quatro espressos “perfeitos”, quatro bebidas com leite ou bebida vegetal e ainda quatro bebidas de assinatura (livres de álcool). O campeão nacional terá depois a oportunidade de representar Portugal no World Barista Championship, que decorre de 17 a 21 de outubro na HostMilano, em Itália.
Recorde-se que a quarta edição da Porto Coffe Week já tem os bilhetes disponíveis (com valores a começar nos 10 euros), que dão direito a uma chávena para provas de café ilimitadas, assim como aos eventos que estão programados no âmbito do Coffe Market. A programação completa já pode ser consultada no site do evento.