Portugal reforça posição na Wine Paris 2026

Cerca de 300 empresas nacionais estarão em 12 pavilhões coletivos

Fotografia: Fabrice Demoulin
José João Santos

José João Santos

O Hall 4 da sexta edição da Wine Paris, logo à entrada da feira internacional, será português. Contas feitas, 969m2 preenchidos por 12 pavilhões coletivos e um total de cerca de 300 empresas representadas (151 produtores diretamente sob alçada da ViniPortugal, regiões do Tejo, Lisboa e Península de Setúbal e Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, a que se juntam, com representações próprias, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto). Em termos efetivos, um aumento da área de exposição de +36% face à mais recente edição.

"A participação portuguesa na Wine Paris supera largamente a presença na Prowein de Düsseldorf", enfatizou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, na Conferência de Imprensa de lançamento da Wine Paris 2026, realizada em Lisboa, esta quarta-feira. No total, a feira profissional terá 6.000 expositores, de mais de 60 países.

Rodolfe Lameyse, da Vinexposium, que organiza a feira internacional, constata que a participação portuguesa fica equiparada à de Espanha, sendo apenas superadas, em dimensão, pelas de França e de Itália. O evento recebeu 52.000 visitantes em 2025, esperando-se cerca de 60.000 visitantes de 9 a 11 de fevereiro de 2026. Profissionais - importadores, distribuidores, sommeliers, masters of wine, prescritores de opinião e jornalistas - são a tipologia desses visitantes, em representação de 150 países. O evento terá uma área alargada para vinhos de baixo álcool (estima-se um crescimento de +4% desse segmento até 2028, apresentando um aumento anual em valor de 10%, de acordo com os dados da IWSR).

Portugal é, na atualidade, o sétimo maior produtor de vinho em volume e o nono principal exportador em valor. A participação nacional da Wine Paris 2026 contará ainda um seminário sobre "Castas Raras", conduzido pela MW Dirceu Vianna Júnior, bem como uma área dedicada ao enoturismo, que incluirá meia centena de vinhos em prova.