Portuguesa desenvolve nova geração de cubas de vinho

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Tatiana Sá Marques, engenheira civil, desenvolveu uma cuba de fermentação e armazenamento de vinho inovadora em betão. Foi apresentada na última edição do Encontro com Vinhos, em Lisboa.

 

O betão utilizado nas cubas WiseShape possui características que se assemelham às ânforas e kvevris utilizadas pelos Gregos, Romanos, Persas e Etruscos para fermentar e armazenar vinho. São elas o controlo de temperatura e a micro-oxigenação suave.

O design da forma garante que não existem zonas mortas nem efeito de “curto circuito” na movimentação de líquido ou massas vínicas no processo de remontagem.

A tecnologia, o design e os materiais são 100% portugueses. “Portugal tem uma tradição e prestígio na produção de vinho de qualidade, mas nunca desenvolvemos equipamentos e tecnologia directamente envolvidos no sector vínico,” explica Tatiana Sá Marques, co-fundadora e gestora executiva da WiseShape.

A nova cuba de vinho em betão é destinada ao segmento de vinhos de qualidade superior e premium e compete directamente com as mais avançadas soluções internacionais.

O equipamento pode receber vinhos tintos, brancos, verdes e rosés e está já a operar na Quinta Valle Madruga. Em breve, estará também instalada nos maiores e mais prestigiados produtores de vinho de Portugal.

A WiseShape nasceu no HIESE (IPN) na Região Centro e encontra-se também incubada no universo do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).