PORVID organiza debate sobre o futuro do vinho

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

A PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira dinamiza, no próximo dia 16 de janeiro, o debate “A Conservação da variabilidade genética intravarietal da videira e a sustentabilidade do setor vitivinícola”.

 

O evento decorre no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, entre as 9:00 e as 17:00 horas, com o principal objetivo de debater o futuro do setor vitivinícola. A iniciativa conta com a presença de vários especialistas da área, que se juntam num momento dinâmico de partilha de experiências e de sabedoria, alavancado no conhecimento das castas portuguesas, no contexto do trabalho desenvolvido pela PORVID.

Assim, ao longo do dia, o programa é dividido em quatro sessões principais, preparadas de forma a analisar e perceber o panorama atual e futuro da videira, bem como estratégias para a sua valorização e conservação em Portugal. “A identidade dos vinhos de Portugal” é o primeiro tópico a ser apresentado, seguido pela “Conservação e Seleção de Variedades Antigas de Videira e a geração de valor para o setor” e a “Exploração do património genético da videira: o futuro apoiado no passado”. A iniciativa culmina numa mesa-redonda, onde diferentes oradores convidados se reúnem para debater o tema “Estado da arte na utilização da conservação genética da videira na geração de valor para o setor”.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até ao dia 10 de janeiro. Para mais informações pode aceder ao site da PORVID e consultar o programa completo aqui.