Prémios VinDuero-VinDouro 2021

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Os Prémios VinDuero-VinDouro publicaram os resultados do concurso que se realizou nos dias 3, 4 e 5 de agosto no restaurante ‘La Retoñera’, na localidade espanhola de Trabanca (Salamanca). O Grande Arribe de Ouro e Grande Arribe de Ouro em feminino foram atribuídos a Almares vinho branco 2017 e Justino’s Madeira Colheita 1998, respetivamente. 


Com 99,00 pontos, o vinho Almares Branco 2017 do produtor Caves da Cerca produzido na região dos Vinhos Verdes mereceu a máxima distinção outorgada pelos Prémios VinDuero-VinDouro: o Grande Arribe Ouro.

Na edição dos Prémios Vinduero Vindouro em Feminino, o melhor vinho segundo a apreciação das mulheres que compõem o Comité de Prova é o vinho generoso Justino’s Madeira Colheita 1998. Um vinho produzido na DOC Madeira pelo produtor Justino’s Madeira Wines. 

Apesar das dificuldades originadas pela crise sanitária, os prémios mantiveram as suas taxas de inscrição em relação ao ano 2020. No total, o júri composto por mais de 80 provadores e provadoras de prestígio internacional, avaliaram mais de 900 vinhos, distribuídos em onze categorias: espumantes e cavas, vinhos brancos sem envelhecimento, vinhos brancos com envelhecimento, vinhos rosés, vinhos tintos sem envelhecimento, vinhos tintos com envelhecimento até 6 meses, vinhos tintos com envelhecimento entre 6 e 14 meses, vinhos tintos com envelhecimento superior a 14 meses, vinhos generosos, vinhos de autor e vermutes.

A lista oficial dos vinhos premiados está disponível aqui.