Primeira colheita Kranemann no Douro declarada Vintage 2018

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Kranemann Wine Estates, projeto vitivinícola ancorado na Quinta do Convento de São Pedro das Águias (Tabuaço), anuncia a declaração Vintage 2018 para a marca Kranemann. A colheita de estreia para a empresa idealizada por Christoph Kranemann, oficialmente estabelecida no Douro em fevereiro de 2018, revelou qualidade excecional, obtendo aprovação da Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para Vintage Clássico. Nasce então o Kranemann Vintage 2018. O lançamento no mercado ocorrerá em novembro.


“Esta declaração reveste-se de um significado muito especial para a Kranemann Wine Estates. Desde logo, porque resulta da nossa primeira vindima e respetivo reconhecimento da sua qualidade para declaração de um Vintage Clássico, mas igualmente porque retribui ao nosso fundador, Christoph Kranemann, todo o resultado da sua enorme paixão e aposta no Douro e nos vinhos do Porto. Um Vintage é sempre um marco importante, mas este, por tudo o que representa, ficará inscrito na história da casa”, afirma o enólogo Diogo Lopes, referindo-se ao projeto global de 12 milhões de euros, lançado em Tabuaço, por Christoph Kranemann, enófilo apaixonado pelos vinhos do Douro.

O Kranemann Vintage 2018 resulta de um ano especial, marcado pelo inverno seco, pelas chuvas primaveris, um verão quente, que dificultaram a viticultura, resultando numa produção menor. “Fomos bafejados pela sorte de, logo na primeira colheita, termos a Natureza do nosso lado, oferecendo-nos uma sequência de eventos que acabou por dar-nos uvas excecionais, de grande qualidade e concentração”, continua Diogo Lopes. 

Susete Melo, enóloga residente da Kranemann Wine Estates, complementa: “Este Vintage 2018 tem origem numa parcela mais baixa no Vale do Távora, junto ao rio, onde o xisto e a temperatura mais alta proporcionaram fruta muito madura, plena de raça, com taninos firmes. As uvas destacaram-se logo pela cor e pelo perfume que trouxeram aos lagares. No final, obtivemos um vinho de grande concentração e estrutura, mas com a presença da acidez característica do Vale do Távora, que lhe confere frescura, profundidade e, claro, um enorme potencial de evolução”.

O novo Kranemann Vintage 2018 vem, por isso, propor um perfil em linha com a estratégia definida para o projeto Kranemann Wine Estates, onde o Vinho do Porto representa cerca de 50% da produção total. “Queremos prosseguir e honrar a tradição de produção de Porto que herdamos da Quinta do Convento de São Pedro das Águias. Temos uma noção muito clara da nossa dimensão, e da enorme qualidade, experiência e maturidade já existente no mercado, mas é precisamente isso que nos motiva no nosso desafio: propor vinhos do Porto distintos, com a frescura e profundidade só possíveis graças ao fantástico terroir do Vale do Távora, onde estamos inseridos. O objetivo é que estes vinhos, e todo o projeto Kranemann Wine Estates, contribuam para valorizar este Douro muito particular, único, que é o do Vale do Távora. Acreditamos muito neste potencial”, afirma Diogo Lopes.

O Kranemann Vintage 2018 chega ao mercado em novembro. A imagem da marca Kranemann destaca o símbolo maior da casa, o Grifo, criatura fantástica associada, entre outras, à mitologia da Idade Média, onde surgia como representativa da união entre a dimensão terrena (leão) e divina (águia), evocando os valores de força, de sabedoria e de guarda dos mais nobres tesouros.