Primum Familiae Vini lança prémio anual

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Primum Familiae Vini, uma associação de doze famílias europeias que são produtores nas grandes regiões de vinhos do continente, anunciou a instituição do ‘The PFV Prize’ (O Prémio PFV), um prémio anual de €100,000 para uma empresa familiar em qualquer ramo de atividade empresarial que demonstre excelência em sustentabilidade, inovação, saber-fazer e na bem-sucedida transmissão de responsabilidade e compromisso, de uma geração para outra. O vencedor terá a oportunidade de partilhar conhecimento com as doze famílias PFV, todas as quais possuem experiência obtida a pulso na superação de numerosos desafios — por vezes existenciais — durante as suas longas histórias. 


Paul Symington, Chairman do PFV, comentou: “Nós na PFV acreditamos que empresas familiares são o substrato das economias regionais e nacionais. As melhores empresas familiares têm um profundo compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o ambiente. As empresas familiares devem personificar os melhores valores de responsabilidade social e o lado mais humano da atividade empresarial numa altura em que a globalização e uma pouco saudável uniformização têm-se tornando cada vez mais prevalecentes. Ao anunciar este prémio numa altura de crise internacional decorrente da Covid-19, estamos a enfatizar a nossa forma de pensar as coisas a longo-prazo e o nosso inerente otimismo face ao futuro — desde que saibamos defender os valores certos.” 

Os doze membros da PFV representam as vozes e as raízes de artífices das empresas familiares, comprometidas com a qualidade dos seus vinhos, sendo que todas possuem uma longa história de dedicação às suas respetivas regiões. A PFV pretende encorajar outras empresas familiares a continuarem o seu desenvolvimento independente e também de provarem que uma empresa familiar pode ser uma ferramenta poderosa para responder aos desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

As candidaturas ao Prémio PFV 2020 podem ser efetuadas a partir de 1 de julho em: www.thepfvprize.com (disponível a partir do dia 22 de junho 2020 ) e até 30 de outubro de 2020.  Uma lista de cinco finalistas de empresas familiares será publicada em janeiro de 2021 e o vencedor do Prémio PFV será anunciado em março de 2021. 

O Júri que selecionará os cinco finalistas e o ‘The PFV Prize’ será constituído por um membro de cada uma das doze famílias: 
• Priscilla Incisa Della Rochetta - Tenuta San Guido, Italy - Fundada 1840  
• Albiera Antinori - Marchesi Antinori, Italy - Fundada 1385  
• Egon Müller - Egon Müller Scharzhof, Germany - Fundada 1797  
• Prince Robert of Luxembourg - Domaine Clarence Dillon, France - Fundada 1935  
• Marc Perrin - Famille Perrin, France - Fundada 1909  
• Paul Symington - Symington Family Estates, Portugal - Fundada 1882  
• Frédéric Drouhin - Maison Joseph Drouhin, France - Fundada 1880  
• Miguel Torres Maczassek - Familia Torres, Spain - Fundada 1870  
• Jean-Frédéric Hugel - Famille Hugel, France - Fundada 1639  
• Pablo Alvarez - Vega Sicilia, Spain - Fundada 1864  
• Philippe Sereys de Rothschild - Baron Philippe de Rothschild, France - Fundada 1853  
• Hubert de Billy - Champagne Pol Roger, France - Fundada 1849  

O Júri de seleção PFV será apoiado por Christophe Brunet, Secretário-geral da PFV.