Prowein traz novidades para a edição 2026

Revista de Vinhos acompanhou lançamento oficial de nova edição, em Düsseldorf

Fotografia: Fotos D.R.
José João Santos

José João Santos

Criada em 1994, a Prowein conseguiu afirmar-se como evento profissional de referência no setor mundial do vinho. Em Düsseldorf, a organização alemã tem atraído anualmente milhares de profissionais, mas a concorrência mais recente da Vinexpo Paris motivou uma repartição de atenções, numa espécie de novo eixo franco-alemão. Ciente dessa nova realidade, os germânicos assumem a necessidade de alterar algumas premissas para continuarem firmes no topo.

Esta quarta-feira foi apresentada em Düsseldorf a nova edição, que será realizada de 15 a 17 de março. E há novidades.

A organização promete atrair mais visitantes dos EUA, Canadá, Escandinávia e Europa de Leste.  A programação verá reforçada a componente dos debates, painéis de análise de tendências do mercado e conversas mais informais acerca do vinho. O pavilhão dedicado aos chamados vinhos sem álcool incluirá uma secção de espumantes, a que se juntará um Sparkling Bar. Por dois pavilhões estarão segmentados expositores de bebidas espirituosas de mais de 50 países.

As acessibilidades terão igualmente algumas melhorias. Haverá mais portas de entrada direta aos pavilhões e será estabelecida uma rede de transportes num amplo raio geográfico, estimado em 3.500km em redor de Düsseldorf, com ligações ao início da manhã e regresso ao início da noite, a pensar nos visitantes que não pretendam ter estadia na cidade e são provenientes de localizações vizinhas, incluindo Países Baixos e França.

A imagem gráfica da feira profissional surge agora mais atrativa e moderna e cada representação nacional - incluindo a de Portugal - terá uma identidade gráfica própria, interligada com a imagem genérica do evento. "Shape. Create.  Elevate." é a assinatura desta renovada Prowein. "Temos que criar uma ligação emocional entre expositores e visitantes, estabelecer uma comunidade. A Prowein será mais forte", sublinha Marius Berlemann, diretor do evento.

A Revista de Vinhos foi o único órgão português de Comunicação Social a estar presente neste lançamento oficial da Prowein, que incluiu um programa intenso de ações temáticas, tais como masterclasses sobre vinhos do mundo e apresentações de tendências atuais do mercado.