Quevedo Porto Tawny 40 Anos vence 'Grande Medalha de Ouro'

Concurso

Fotografia: Fabrice Demoulin
Redação

Redação

Quevedo Vinho do Porto Tawny 40 Anos, elaborado pela Vinoquel – Vinhos Óscar Quevedo, arrecadou a “Grande Medalha de Ouro” no III Concurso de Vinhos “Douro em Prova” promovido no âmbito da Vindouro – Festa Pombalina. Venceu ainda na categoria “Vinhos Fortificados”.

 

Quinta de Cidrô Marquis 2008, produzido pela Real Companhia Velha, foi eleito o “Melhor Vinho Tinto” e o Titan of Douro Vale dos Mil 2019, elaborado por Luis Leocádio, venceu o prémio de “Melhor Vinhos Branco”.

No total foram avaliados em prova cega, sem conhecimento prévio dos vinhos, um total de 94 amostras, apresentadas a concurso pelos produtores representados no evento. O painel de provadores atribuiu um total de nove medalhas de ouro, 32 medalhas de prata e 38 medalhas de bronze. Os jurados foram Nuno Guedes Vaz Pires (diretor da Revista de Vinhos), Marc Barros (editor da Revista de Vinhos), Célia Lourenço (redatora da Revista de Vinhos), Manuel Moreira (sommelier da Revista de Vinhos) e António Magalhães (representante do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto).

Nesta edição da VINDOURO foi ainda conhecido o grande vencedor do concurso “Doce Coração do Douro”, um desafio lançado pelo município a profissionais e amadores com o objetivo de encontrar a proposta que melhor representasse a doçaria tradicional de S. João da Pesqueira. Sendo o concelho o maior produtor de Vinho do Porto, esse foi o ingrediente obrigatório nas receitas apresentadas ao concurso do doce concelhio.

O primeiro lugar foi atribuído ao bolo húmido e esponjoso com calda de Vinho do Porto apresentado por Maria Gomes, do restaurante Toca da Raposa, e será a partir de agora apresentado como “Doce Coração do Douro”, estando já em curso um plano de promoção.

As provas cegas dos doces a concurso tiveram como jurados Carlos Sousa, com uma longa carreira dedicada à formação profissional na área da cozinha/restauração; Pedro Oliveira, proprietário do AquaHotel em Ovar, e docente universitário de gestão hoteleira; e João Paulo Magalhães, diretor de enoturismo da Quinta de Ventozelo e ex-formador na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro.

Depois do sucesso desta edição que celebrou os 20 anos, a VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History, uma organização do Município de S. João da Pesqueira, estará de regresso ao concelho “Coração do Douro” em 2023.