Quinta da Romaneira declara Porto Vintage 2021

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Em ano considerado "excelente".

 

A Quinta da Romaneira declarou o Porto Vintage 2021. Segundo Christian Seely, director geral da quinta, "as condições climatéricas em 2021 foram em completo contraste com as do ano anterior. Um inverno chuvoso e chuvas regulares no mês de abril reabasteceram completamente os níveis de água tão necessários aos solos. Uma floração precoce em maio foi seguida por um mês de junho muito quente, com alguns períodos de trovoadas e queda de granizo, que felizmente não afetaram as nossas vinhas. Julho e agosto foram amenos e ensolarados, sem o calor extremo ou stress hídrico que vimos em alguns anos recentes durante esses meses. Isso permitiu um amadurecimento lento
e homogéneo das uvas, em condições excelentes. Começámos a vindima das uvas tintas em 24 de agosto. Acreditamos que o clima ameno de julho começou a moldar o caráter desta vindima, contrastando completamente com as temperaturas recordes do ano passado durante o mesmo mês. Após fortes chuvas no início de setembro, suspendemos a vindima por três semanas para permitir que as uvas retomassem o seu amadurecimento, o que possibilitou um desenvolvimento fenólico positivo constante até ao final da vindima. O aumento expectável dos níveis de açúcar nunca ocorreu realmente, então estendemos a vindima o máximo possível para permitir que todas as nossas vinhas amadurecessem bem. Finalmente, terminamos o corte em 6 de outubro sob céu limpo, ensolarado e com temperaturas moderadas".
Ainda de acordo com este responsável, "o vinho apresenta uma identidade estilística distintiva do terroir da Romaneira, refletindo as condições particulares do ano, muito elegante e equilibrado, com grande finesse e aromas florais e frutas silvestres muito puros. Fortemente aromático, taninos finos e envolventes, a pureza da fruta, elegância e equilíbrio, estão entre as características marcantes deste belíssimo ano vintage".