Quinta de la Rosa abraça Vine to Glass

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Redução do impacto ambiental é significativa.

 

O conceito de enoturismo da Quinta de la Rosa, no Douro, está em permanente evolução dese os anos 80, época em que a Quinta Amarela era arrendada em regime de self-catering, abrindo portas um pouco depois para visitas às caves e provas de vinhos. Hoje oferece alojamento com 25 quartos e o restaurante Cozinha da Clara.
Mais recentemente, anunciaram o lançamento do projeto Vine to Glass (VTG), através da instalação de um sistema de vinho em torneira no restaurante Cozinha da Clara. "Ao produzir vinhos de pequenos lotes, começamos a repensar uma melhor maneira de servir esses vinhos. Usando sempre que possível barris reutilizáveis, acreditamos que o VTG nos permite produzir vinhos únicos com frescor incomparável", refere a empresa em comunicado.
Para o enólogo Jorge Moreira, o projeto “permite mostrar os vinhos de uma maneira diferente, como se fossem servidos diretamente do barril ou do lagar, com menos intervenção, menos filtragem e menores níveis de sulfitos do que quando são engarrafados”. Já Sophia Bergqvist, proprietária da Quinta de La Rosa, foca o projeto no impacto ambiental, referindo: “Usamos tantas garrafas diariamente no serviço do restaurante, que os barris reutilizáveis dão-nos a hipótese de sermos mais amigos do ambiente”. Os vinhos disponíveis em barris irão variar, dependendo das quantidades produzidas. De momento:
- La Rosa Branco 2021 (também disponível em garrafa)
- Vinha Cerejinha Branco 2021
- Passagem Branco 2021 (também disponível em garrafa)
- Rosé frisante
- La Rosa Tinto 2019 (também disponível em garrafa)
- Tinto Cão 2020