Quinta do Pinto: Syrah e Merlot em Limited Edition

Novidades

Fotografia: Fotos D.R.
Manuel Moreira

Manuel Moreira

A Quinta do Pinto faz sair ao mercado as suas mais recentes edições limitadas: Merlot 2016 e Syrah 2017.  Esta propriedade, situada em Alenquer, é pertença da família Cardoso Pinto, que abraçou a produção integrada e cultivada sob a filosofia de uma viticultura sustentável e de uma enologia natural, dando origem a vinhos que expressem o terroir e a biodiversidade.


Para Rita Cardoso Pinto, CEO da Quinta do Pinto, “as edições limitadas são elaboradas desde o ano de 2003 e representam, tal como o nome indica, a sua exclusividade. São vinhos ímpares e icónicos que espelham o resultado de uma campanha de excelência e de propostas enológicas enriquecedoras que pretendemos exaltar. Nestas colheitas, as duas castas revelaram qualidades excecionais, o que deu motivo de destaque e seletividade, sob a orientação da “ideologia de intervenção mínima, tanto na vinha como na adega”, sublinha Rita Cardoso Pinto.


O Quinta do Pinto Limited Edition Merlot 2016 é um 100% Merlot, fermentado com leveduras indígenas nos tradicionais depósitos de cimento da Quinta do Pinto, submetido a um duplo estágio em barricas de carvalho francês de segundo ano durante 12 meses. Passou depois para barricas de terceiro ano, onde permaneceu por 6 meses. Produziram-se 900 garrafas.


Já o Quinta do Pinto Limited Edition Syrah 2017 corresponde a um blend de 95% de Syrah e 5% de Roussanne. Vinificadas em co-fermentação em depósitos de cimento, foram submetidas a duplo estágio em barricas de carvalho francês durante 12 meses, com primeiro estágio em barricas novas e segundo estágio em barricas usadas. Resultou em 1340 garrafas. 

 

17,5
Quinta do Pinto Limited Edition Merlot 2016

Regional Lisboa / Tinto / Quinta do Pinto
Granada médio. Combina no aroma a riqueza da fruta vermelha madura com as notas a herbal, trufa, cogumelo seco e caixa de charuto, algum figo seco e especiarias da barrica. Apontamento vegetal a lembrar fava. Fresco e amplo. Corpo médio/alto na boca, estrutura bem sustentada em taninos de veludo, mas firmes. A acidez percebe-se lindamente, tal como a secura no final. Persistência requintada, rica de sensações por entre a torrefação, frutado e balsâmicos. Clássico e gastronómico, belo exemplar de Merlot!
Consumo: 2021-2027    
19,50€ / 16°C

17,5
Quinta do Pinto Limited Edition Syrah 2017

Regional Lisboa / Tinto / Quinta do Pinto
Rubi intenso. Frutos negros e azuis, frutos em licor, aroma, amplo e fresco. Bom trabalho com barrica, cacau, grãos de café, alcaçuz e carne de sol na profundidade. Apontamentos de cariz vegetal. Corpo amplo e generoso de fruta, taninos largos, luxuosos com ligeira textura granulada e secura, acidez, também ela, impecável no suporte dos equilíbrios. Final longo, de persistência e harmonia de belo efeito. Muito bem!
Consumo: 2021-2028    
19,50€ / 16°C